UOL


São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NÃO À SONEGAÇÃO

Fisco intimará quem não forneceu Dimob

Receita vai investigar imobiliária que não apresentou declaração

SÍLVIA MUGNATTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cerca de 20 mil empresas do setor imobiliário serão intimadas pela Receita Federal a partir de julho. Elas não apresentaram a nova Dimob (Declaração de Informação sobre Atividades Imobiliárias) até 30 de maio.
Segundo a Receita, as 21,4 mil empresas que entregaram a declaração representam pouco mais da metade das 40 mil que deveriam apresentar o documento. Nos cadastros da Receita constam cerca de 50 mil empresas do setor imobiliário, mas 10 mil não operaram em 2002.
"Se estão sonegando informação, alguma razão deve existir", disse o coordenador-geral de Fiscalização da Receita, Paulo Ricardo Cardoso. A Receita vai fazer uma devassa fiscal nas empresas que não entregaram a Dimob.
As empresas em atraso vão ter de pagar multa mínima de R$ 5.000 por mês. Quem omitir informações ou fornecer dados incorretos pagará mais 5% sobre o valor da transação.
Depois de intimar a empresa e aplicar as multas, a Receita vai fiscalizar o pagamento de todos os tributos federais. "Vamos ver também a movimentação financeira dessas empresas por meio da CPMF", disse o coordenador.
A Dimob foi criada em fevereiro e o objetivo é coletar anualmente dados sobre as transações de imobiliárias, construtoras e incorporadoras. A Receita quer saber os valores e as datas das vendas e as comissões pagas aos corretores. Essa primeira declaração é sobre as operações de 2002.
A motivação da Receita para a criação da Dimob foi o fato de que muitas operações imobiliárias não são registradas em cartórios. As transações feitas em cartórios já são informadas à Receita.
Outro indício de irregularidade foi a autuação de R$ 1,2 bilhão em 2002 em apenas 495 empresas fiscalizadas pela Receita.
Com as informações já entregues, a Receita vai comparar os dados com os enviados nas declarações das empresas e das pessoas físicas. Ou seja, as declarações deste ano já serão confrontadas com as informações da Dimob.
A assessoria do Secovi (sindicato das empresas de compra, venda e locação de imóveis) de São Paulo disse que não tem como saber quantos dos seus 10 mil representados não entregaram a Dimob porque não é sua função.


Texto Anterior: Recall da privatização: Tele reduzirá reajuste se meta "afrouxar"
Próximo Texto: Distensão: Dólar cai para o menor valor em 11 meses
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.