São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

FRUTAS

Objetivo é tentar impedir a chegada de fungo que destrói as plantações

Rio proíbe compra de banana de SP

DA SUCURSAL DO RIO

A Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro proibiu, por tempo indeterminado, a entrada, em território fluminense, de bananas provenientes de São Paulo. O objetivo é tentar impedir a chegada ao Estado do fungo causador da sigatoka negra, doença destrutiva dos bananais.
Causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, a sigatoka negra, originária da República de Fiji (Ásia), chegou ao Brasil nos anos 90, pela região Norte e no mês passado foi detectada no município paulista de Miracatu, no Vale do Ribeira.
Além do Rio, Minas Gerais também já proibiu a entrada em seu território de bananas paulistas, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
De acordo com a secretaria, a medida adotada pelos dois Estados já era esperada e obedece a uma instrução normativa do Ministério da Agricultura (nš 41) voltada para a criação de barreiras que evitem a disseminação do fungo causador da doença.
O secretário de Agricultura do Rio, Christino Áureo, admitiu que o controle da disseminação da sigatoka negra é difícil e disse que o esforço maior é para conseguir, pelo menos, que a doença fique circunscrita a focos delimitados. "A rigidez [das normas] é para evitar que ela chegue com muita intensidade e impeça a delimitação de focos", disse.
O fungo da sigatoka negra -Mycosphaerella fijiensis- se espalha principalmente pelo vento, mas pode ser disseminado também por mudas, frutos,folhas, materiais de embalagem e outros. Antes de chegar a São Paulo a doença estava restrita à região Norte e ao Estado de Mato Grosso. O fungo, embora não afete os frutos, ataca as folhas da bananeira e a impede de produzir.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura mobilizou técnicos para tentar conter a disseminação do fungo nos bananais do Vale do Ribeira, principal região produtora do país.

Conter focos
Desde sexta-feira, técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura de São Paulo estão se reunindo com grupos de produtores da região do Vale do Ribeira para orientá-los a respeito das formas de prevenção. Na próxima quinta-feira está previsto um encontro com bananicultores de todo o Estado em Pariquera-Açu.


Colaborou a Agência Folha, em Santos


Texto Anterior: Produtores vão separar grãos para evitar problemas com exportações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.