São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

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Valec vai licitar mais 1.400 km até novembro

DO ENVIADO AO TOCANTINS

A Valec, estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, promete lançar o edital de subconcessão da extensão de mais 1.400 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), até novembro. O modelo será semelhante ao adotado para o trecho entre Araguaína e Palmas, cuja conclusão da primeira etapa está prevista para dezembro deste ano; a segunda, para o fim de 2009. O valor da outorga da subconcessão para o novo trecho não foi definido, mas a estatal estima em R$ 3 bilhões, o dobro do preço pago pela Vale.
"Essa será uma etapa importante para transformar a ferrovia numa ligação efetiva entre o norte e o sul do Brasil. A idéia é que essa extensão viabilize posteriormente a construção da ferrovia entre Anápolis e Estrela D'Oeste (SP), a partir de onde seria possível chegar ao porto de Santos", diz Ulisses Saad, diretor de engenharia da Valec.
São metas para o futuro. A ligação entre Anápolis e Estrela D'Oeste nem sequer tem definição do traçado.
Por enquanto, a principal preocupação da Valec é o porto de Itaqui. Saad anunciou que o governo federal poderá federalizar a administração do porto se a Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) não puser em marcha o processo de concessão para a construção de um terminal com capacidade para 3 milhões de toneladas de grãos.
Hoje, a Vale disponibiliza um terminal com capacidade para 2,2 milhões de toneladas, suficiente para o volume modesto de grãos de 1,7 milhão de toneladas por ano.
A Vale anunciou investimento para elevar a capacidade para 3,3 milhões de toneladas. "Isso permitirá o aumento do transporte que estamos prevendo, mas os terminais de grãos terão de sair logo do papel, caso contrário teremos uma ferrovia com volumes gigantescos e problemas para escoar no porto", diz Marcello Spinelli, diretor de comercialização de logística da Vale.
Ferrovias apenas com traçados definidos, o corredor Leste-Oeste vai cortar a Norte-Sul, explica Saad. Em maio, a União concedeu à Valec os projetos das estradas de ferro Ilhéus (BA) a Alvorada (TO) e Uruaçu (GO) a Vilhena (RO). (AB)


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