São Paulo, segunda-feira, 06 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANCOS

País amplia peso nos resultados do Santander

TONI SCIARRETTA
ENVIADO ESPECIAL A MADRI

Maior banco da zona do euro, o espanhol Santander deve se apoiar nos resultados das operações brasileiras, uma das mais rentáveis do grupo, para manter o lucro em 2009.
Diante da retração nos mercados europeus, o Brasil deve elevar sua participação de 17% para 20% no resultado mundial neste ano, segundo José Antonio Álvares, diretor financeiro do banco. "O Brasil e o Reino Unido vão aumentar participação [no lucro], enquanto o restante vai diminuir. No final, o resultado ficará igual [a 2008]."
No ano passado, o Santander foi um dos poucos bancos globais a ter lucro -foram 8,9 bilhões, 9,4% superior a 2007.
O Brasil é o segundo mercado mais importante -só perde para Espanha, de onde vieram 28% dos ganhos em 2008. O Reino Unido responde por 16%.
No ano passado, o Santander Brasil e o Banco Real, comprado do holandês ABN Amro, tiveram lucro combinado de R$ 2,8 bilhões, descontando-se os efeitos extraordinários.
No plano estratégico do banco, a previsão é que o lucro no país chegue à casa de R$ 6,1 bilhões.


O jornalista TONI SCIARRETTA viajou a convite do Banco Santander.


Texto Anterior: Investidor aguarda dados de inflação e indústria
Próximo Texto: Dicas FolhaInvest
Papéis da VisaNet têm alta de 18,9% após lançamento

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.