São Paulo, segunda-feira, 06 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investidor aguarda dados de inflação e indústria

Na Europa, saem decisão de juros e número final do PIB

DA REPORTAGEM LOCAL

Após o decepcionante resultado do desemprego nos EUA na semana passada, que derrubou as Bolsas globais, os investidores devem estar ainda mais atentos aos dados que serão conhecidos nos próximos dias.
No Brasil, a semana começa com a divulgação de dados do setor automotivo, dentre os quais os números de vendas e de comércio com o exterior.
Amanhã a agenda fica mais intensa, especialmente na Europa, onde vão sair os dados da produção industrial britânica e os pedidos à indústria alemã.
A zona do euro conhecerá na quarta-feira os dados finais do PIB do primeiro trimestre. No mesmo dia, haverá o resultado da produção industrial alemã.
Nos EUA, o número mais relevante, que sai na quarta, é o do crédito ao consumidor em maio. No dia seguinte, o resultado dos pedidos de auxílio-desemprego pode mexer com os humores dos investidores.
Na semana passada, foi divulgado que mais 467 mil vagas foram eliminadas nos EUA em junho, o que fez com a taxa de desemprego chegasse ao maior nível em 26 anos: 9,5%.
A quinta ainda trará o resultado da decisão do BC britânico sobre a taxa de juros, que deve ser mantida em 0,5% ao ano.

Inflação no Brasil
Os dados de inflação brasileira estão na agenda dos próximos dias. Amanhã será divulgado o IGP-DI de junho, para o qual o mercado projeta deflação de em torno de 0,30%.
Na quarta, será a vez de o IPCA ser apresentado pelo IBGE. A expectativa é que o ritmo tenha se desacelerado no mês passado, para 0,32% -em maio, a alta foi de 0,47%.
O IPCA é utilizado pelo governo para monitorar sua meta de inflação. Para que os juros sigam em baixa, a meta não deve ser ameaçada.
Na quinta, a Fundação Getulio Vargas divulga a primeira prévia do IGP-M, referente aos primeiros dias deste mês.


Texto Anterior: Folhainvest
Dez especialistas dão dicas de investimento no 2º semestre

Próximo Texto: Bancos: País amplia peso nos resultados do Santander
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.