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São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

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Empresas não decidiram se corte será aplicado no preço de fábrica ou no desconto

Redução do IPI poderá não chegar aos consumidores

CLAUDIA ROLLI
FÁTIMA FERNANDES
MAELI PRADO

DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda não está certo se o consumidor será beneficiado com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros populares e médios.
Isso porque as montadoras ainda não decidiram se vão aplicar o corte no IPI sobre os preços de fábrica ou sobre os preços com descontos (bônus) que oferecem geralmente para as revendas.
Essa definição é crucial. As concessionárias informam que a queda de preço para os consumidores só vai acontecer de fato se as montadoras repassarem a redução do imposto sobre os preços já com descontos. Se isso não ocorrer, o consumidor não vai sentir o efeito no bolso.
A consultoria AutoInforme calcula que, no mês passado, o preço médio praticado pelas concessionárias estava 6,9% abaixo do preço de tabela. Em janeiro deste ano, esse percentual era de 4,8%.
"Não sabemos se, com a redução do IPI, as montadoras vão manter os descontos", afirma Maurício Mendes, da Itavema, revenda da Fiat.
"Se as montadoras mantiverem a política de bônus, o desconto ao consumidor será integral. Mas não podemos garantir que essa política vá se manter", diz Naul Ozi, diretor-executivo da Sopave, revenda da Volks.

Mercado decide
A GM informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que o mercado é quem vai decidir se o desconto será feito sobre os preços de fábrica ou sobre os preços com descontos. Volks e Ford ainda estudam o que vão fazer.
Apesar dessa indefinição, a queda do IPI vai resultar na diminuição de preços de cerca de R$ 450 a R$ 1.200 para as revendas, dependendo do modelo do carro.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM, diz que a redução de um ponto percentual no IPI significa idêntica queda no preço do veículo. "Nos carros da GM de até 2.000 cilindradas, isso vai significar redução de R$ 450 a R$ 1.000 para as concessionárias."
"Essa foi uma ótima medida. O consumidor estava aguardando isso para comprar carro. Agora acabou o clima de expectativa", afirma. A GM, diz, possui 36 mil carros em estoque nos pátios das suas fábricas e na sua rede de concessionárias, o que equivale a cerca de 40 dias de produção. O normal para a empresa seria ter estoque para 25 dias.

Repasse integral
Nos carros da Fiat, a queda nos preços para o consumidor deverá ser da ordem de R$ 600, informa Lélio Ramos, diretor comercial. O preço do Mille Fire vendido hoje pela internet deve cair de R$ 14.990 para R$ 14.390. Nos pátios da montadora e da sua rede de concessionárias existem cerca de 23 mil carros, o que equivale a um mês de produção.
A Ford informa que sua tabela de preços será definida assim que for publicado o decreto sobre a redução do imposto. "Vamos repassar para o consumidor 100% do benefício fiscal recebido", afirma Rogélio Golfarb, diretor de assuntos corporativos.
As 420 revendas da Ford devem fazer promoções de hoje até domingo, com desconto de 3% no preço final dos carros que estão em estoque. No caso do Ford Ka One, o preço cai de R$ 15.990 para R$ 15.510 nas lojas paulistas.


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