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Empresas não decidiram se corte será aplicado no preço de fábrica ou no desconto
Redução do IPI poderá não
chegar aos consumidores
CLAUDIA ROLLI
FÁTIMA FERNANDES
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
Ainda não está certo se o consumidor será beneficiado com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros populares e médios.
Isso porque as montadoras ainda não decidiram se vão aplicar o
corte no IPI sobre os preços de fábrica ou sobre os preços com descontos (bônus) que oferecem geralmente para as revendas.
Essa definição é crucial. As concessionárias informam que a queda de preço para os consumidores
só vai acontecer de fato se as montadoras repassarem a redução do
imposto sobre os preços já com
descontos. Se isso não ocorrer, o
consumidor não vai sentir o efeito
no bolso.
A consultoria AutoInforme calcula que, no mês passado, o preço
médio praticado pelas concessionárias estava 6,9% abaixo do preço de tabela. Em janeiro deste
ano, esse percentual era de 4,8%.
"Não sabemos se, com a redução do IPI, as montadoras vão
manter os descontos", afirma
Maurício Mendes, da Itavema, revenda da Fiat.
"Se as montadoras mantiverem
a política de bônus, o desconto ao
consumidor será integral. Mas
não podemos garantir que essa
política vá se manter", diz Naul
Ozi, diretor-executivo da Sopave,
revenda da Volks.
Mercado decide
A GM informa, por meio de sua
assessoria de imprensa, que o
mercado é quem vai decidir se o
desconto será feito sobre os preços de fábrica ou sobre os preços
com descontos. Volks e Ford ainda estudam o que vão fazer.
Apesar dessa indefinição, a queda do IPI vai resultar na diminuição de preços de cerca de R$ 450 a
R$ 1.200 para as revendas, dependendo do modelo do carro.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM, diz que a redução de um ponto percentual no
IPI significa idêntica queda no
preço do veículo. "Nos carros da
GM de até 2.000 cilindradas, isso
vai significar redução de R$ 450 a
R$ 1.000 para as concessionárias."
"Essa foi uma ótima medida. O
consumidor estava aguardando
isso para comprar carro. Agora
acabou o clima de expectativa",
afirma. A GM, diz, possui 36 mil
carros em estoque nos pátios das
suas fábricas e na sua rede de concessionárias, o que equivale a cerca de 40 dias de produção. O normal para a empresa seria ter estoque para 25 dias.
Repasse integral
Nos carros da Fiat, a queda nos
preços para o consumidor deverá
ser da ordem de R$ 600, informa
Lélio Ramos, diretor comercial. O
preço do Mille Fire vendido hoje
pela internet deve cair de R$
14.990 para R$ 14.390. Nos pátios
da montadora e da sua rede de
concessionárias existem cerca de
23 mil carros, o que equivale a um
mês de produção.
A Ford informa que sua tabela
de preços será definida assim que
for publicado o decreto sobre a redução do imposto. "Vamos repassar para o consumidor 100%
do benefício fiscal recebido", afirma Rogélio Golfarb, diretor de assuntos corporativos.
As 420 revendas da Ford devem
fazer promoções de hoje até domingo, com desconto de 3% no
preço final dos carros que estão
em estoque. No caso do Ford Ka
One, o preço cai de R$ 15.990 para
R$ 15.510 nas lojas paulistas.
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