São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Após duas reestruturações, bisneto do fundador da Ford deixa direção da empresa

DA REDAÇÃO

Bill Ford, bisneto do fundador da montadora Ford, renunciou ontem ao cargo de presidente da empresa, responsabilidade que passará a Alan Mullaly, executivo da Boeing. Bill Ford era presidente da companhia havia cinco anos e vinha tentando melhorar a situação financeira da montadora com planos de reestruturação.
Bill Ford continuará no conselho da Ford. Mullaly é tido como um dos responsáveis pela recuperação da unidade de aviação comercial da Boeing e era cotado para o cargo de presidente da fabricante de aviões, que ficou com Jim McNerney, antes presidente da 3M.
A Ford vive sua segunda reestruturação iniciada por Bill Ford, mas continua perdendo espaço na América do Norte, seu principal mercado. Na primeira reestruturação, fechou cinco fábricas e demitiu 35 mil funcionários. O plano atual prevê 30 mil demissões e o fechamento de 14 fábricas até 2012.
A família Ford ainda tem cerca de 40% das ações com voto da empresa. Em nota sobre sua decisão, Bill Ford disse que a recuperação da Ford exige "as competências adicionais de um executivo que liderou uma grande empresa industrial através de desafios desse tipo antes".

Renault
A Renault fechou acordo com o banco francês BNP Paribas para que a instituição a assessore em possível aliança com a General Motors, segundo o jornal "Financial Times". A montadora francesa, que já tem "joint venture" com a Nissan, também está negociando com bancos dos EUA e da Inglaterra, o que indica que uma aliança pode estar próxima.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Autopeças vêem ameaça com crise na Volks
Próximo Texto: Inflação de SP recua para 0,12% em agosto, diz Fipe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.