|
Próximo Texto | Índice
Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br
Classe C se considera pobre, diz pesquisa
A maioria das pessoas da
classe C se autoclassifica como
pobre. É o que revela estudo do
Instituto Análise, que mapeou
os hábitos de consumo de pessoas com diferentes faixas de
renda, entre março e maio deste ano.
"Quando se considera a renda recebida, a classe C é a classe
média. Mas ela se considera pobre", afirma Alberto Carlos de
Almeida, diretor do Instituto
Análise.
A renda familiar média das
pessoas da classe C é de R$
1.209, segundo a pesquisa. As
famílias da classe A/B recebem,
em média, R$ 2.660.
Segundo Almeida, a população que pertence à classe C se
acha pobre por fatores socioeconômicos, como escolaridade
e inserção no mercado de trabalho.
Enquanto na classe A/B, apenas 28% das pessoas não têm
curso superior, na classe C apenas 5% têm diploma de graduação. A grande maioria (64%)
não concluiu sequer o ensino
médio.
Se o grau de escolaridade ainda é diferente entre as classes
sociais, os objetos de desejo são
muito semelhantes. Automóveis, TVs de LCD, computadores e imóveis estão entre os
principais bens que a população, de qualquer classe social, já
consome ou quer comprar, segundo dados da pesquisa.
"A classe C quer o que a classe A já tem. O que diferencia as
duas é que falta renda para a
classe C comprar alguns desses
produtos", afirma Almeida.
Segundo o estudo do Instituto Análise, hoje 44% das pessoas da classe C estão endividadas, ante 40% da classe A/B. O
tipo de financiamento contratado, no entanto, é diferente.
Cerca de 75% dos consumidores de menor poder aquisitivo que têm dívidas pagam prestações em loja e apenas 25%
contraíram empréstimo bancário. Na classe A/B, 42% das dívidas são com os bancos.
"As lojas hoje são os bancos
da classe C. É uma forma desburocratizada de obter crédito", diz Almeida.
NA SALA DE AULA
O Instituto Trinity, braço da Trinity Investimentos,
entra no mercado neste mês para oferecer cursos de finanças estratégicas. À frente do projeto estão Ozires
Silva, 78, ex-presidente da Embraer, Varig, Petrobras e
ex-ministro da Infraestrutura, e Antonio Dabus, diretor-geral da Trinity Investimentos. Os cursos terão curta duração e serão direcionados a executivos e empreendedores de empresas de pequeno e médio porte.
VITRINE
A Rosa Chá vai fazer, nos próximos dias, na semana de
moda de Nova York, a primeira apresentação do trabalho
de Alexandre Herchcovitch, que sucede Amir Slama, à
frente da marca. Desde que Herchcovitch foi anunciado
como o novo estilista da Rosa Chá, em junho, o Grupo
Marisol, detentor da marca, assinou contratos com grandes clientes no mercado externo, como Bloomingdale's e
Sachs. Giuliano Donini, presidente do grupo, espera um
aumento nas vendas. "O mercado fica curioso com as mudanças."
TESOURA
A Novelis, empresa de laminados e reciclagem de alumínio, está se reestruturando para cortar US$ 15 milhões por ano em custos variáveis a partir de 2010.
PERFUME
O Boticário, em parceria
com o banco Bradesco, vai
lançar um cartão de crédito
perfumado. A ação faz parte
do programa de fidelidade da
empresa.
NA PISTA
A promotora de feiras
Reed Exhibitions Alcantara
Machado vai ceder ao Instituto Ayrton Senna um estande no Salão Duas Rodas e
na Fenatran (Salão Internacional do Transporte).
CADEIRA
Álvaro Rodrigues, presidente da Agência3, tomou
posse como integrante da
nova diretoria da Associação
Brasileira de Propaganda.
com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI
Próximo Texto: Contribuinte paulista terá fiscalização eletrônica Índice
|