São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2006

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Starbucks anuncia 1ª loja no Brasil, em shopping em SP

Empresa vai concorrer no local com redes como Fran's Café e Café do Ponto

Lojas seguirão modelo internacional e venderão café importado dos EUA, ainda sem preço definido, diz sócia do negócio no país


ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira loja da rede de cafés Starbucks no Brasil será aberta no Morumbi Shopping, zona sul de São Paulo, no final de novembro (não há data fechada ainda), na nova ala expandida do shopping. Terá 206 metros quadrados de área e concorrerá com duas redes de porte já instaladas no local: o Fran's Café e o Café do Ponto. No início de dezembro, será inaugurada a segunda unidade da rede, dentro da Livraria Saraiva do shopping, com quase o mesmo tamanho.
A empresa deve inaugurar a terceira loja no país em 2007, que ficará na rua -possivelmente na região do bairro dos Jardins, apurou a Folha.
Batizada de Starbucks Brasil Comércio de Cafés, a companhia deve contratar 50 funcionários para as duas lojas -metade em cada unidade, com processo de seleção de pessoal a partir de meados deste mês. Maria Luisa Rodenbeck, sócia do negócio no Brasil, não fala em valor investido nas inaugurações, previsões de novas aberturas ou estimativa de vendas. Afirma ainda que ela mesma está fazendo as pesquisas para verificar os preços de seus concorrentes e definir o quanto cobrará pela bebida.
"Que é isso, não precisa [de empresa de pesquisa]!...Eu mesma vou lá e vejo [os preços dos concorrentes]", diz.
O café mais barato da rede Starbucks nas cidades americanas custa US$ 3 (cerca de R$ 6,60). "Não sabemos o quanto iremos cobrar ainda. Mas não vai ser na base da paridade [cambial]. Vai ser menos", diz ela. No mesmo shopping, a rede enfrentará a concorrência não só do Fran's Café e Café do Ponto, assim como do Estação 5 e cafeterias de restaurantes, que vendem a bebida por menos de R$ 3.
A escolha de um local fechado para a instalação da loja teve relação com a rapidez nas negociações, além de melhor relação custo-benefício. A cafeteria irá alugar os pontos de seus donos, os incorporadores do shopping e os controladores da Saraiva. Além disso, os pontos teriam maior apelo por atenderem região de classe renda alta.
Segundo a Folha apurou, 51% da Starbucks Brasil pertence ao casal Maria Luisa e Peter Rodenbeck e 49% é da empresa norte-americana. As instalações seguirão o mesmo modelo de loja da companhia nos EUA e o café será importado -torrado nas instalações na sede da empresa, em Seattle.
A negociação do casal Rodenbeck com a Saraiva durou cerca de quatro meses, conta Marcilio Pousada, diretor-superintendente da livraria, e a aproximação partiu da Saraiva. Com o grupo Multiplan, dono do Morumbi Shopping, foram quase seis meses de conversa.
A informação do local escolhido foi mantida em sigilo até que a matriz, nos EUA, desse o sinal verde para o anúncio. Isso só pôde ser feito ontem, depois que a rede americana informou o mercado financeiro lá fora. Maria Luisa negava, até esta semana, a intenção de abrir lojas no Morumbi Shopping.
Em entrevista a analistas ontem, Martin Coles, presidente da área internacional da rede, disse que os planos de expansão para 2007 incluem Brasil, Rússia, Índia e Egito.


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