São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Air France e Lufthansa negociam com Alitalia

DA BLOOMBERG

As companhias aéreas Air France-KLM e Deutsche Lufthansa, as duas maiores do setor na Europa, estão negociando com a Alitalia num momento em que o governo italiano busca um comprador para a empresa deficitária, disseram duas pessoas familiarizadas com a questão.
A Alitalia pretende incluir as companhias aéreas francesa e alemã em uma lista de ofertantes potenciais, que será definida em reunião do conselho administrativo da empresa, no próximo dia 8, disseram essas pessoas, que preferiram não se identificar devido ao fato de as negociações serem sigilosas.
Os funcionários do Citigroup que prestam consultoria à Alitalia farão uma sessão de esclarecimentos para o conselho sobre as opções de aquisição na reunião, disse a empresa, em documentos apresentados às autoridades reguladoras.
O governo italiano tenta pela segunda vez vender sua participação de 49,9% na maior companhia aérea do país. A primeira tentativa fracassou em julho passado, após a concorrente Air One e o fundo de investimento TPG. terem abandonado o negócio devido a pré-condições impostas pelo governo italiano. A russa OAO Aeroflot também abandonou a negociação. A Alitalia teve mais de 2 bilhões (US$ 2,8 bilhões) em prejuízos em quatro anos.
"Para uma empresa estrangeira, reestruturar a Alitalia é consideravelmente mais difícil, pois uma coalizão de oposição formada pelo parlamento e pelo público se formaria rapidamente contra essa companhia", disse Chris Avery, analista do JPMorgan em Londres. Os termos do primeiro leilão pediam a manutenção dos postos de trabalho e da identidade italiana da empresa.
As ações da Alitalia se desvalorizaram 22% este ano.
É provável que a Air One seja identificada como compradora potencial, disseram as duas pessoas familiarizadas com a questão. A segunda maior empresa aérea da Itália, declarou interesse na compra. As discussões com a Air France estão mais avançadas do que as com a Lufthansa, mas ainda em fase inicial e podem não render uma oferta, disse uma delas.


Texto Anterior: 5 investidores disputam os ativos da Vasp
Próximo Texto: Aviação: Pedidos à Embraer chegam US$ 17,4 bilhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.