São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2006

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Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

SOJA SANTA
Em dez anos, poderá ser comercializada uma nova variedade de soja que será a solução ideal para produtores. A planta deverá ter tolerância a insetos, a ferrugem e ao estresse hídrico. Ou seja, é plantar e esperar a colheita.

RENDIMENTO MAIOR
A informação é do presidente da Monsanto, Alfonso Alba, que afirmou que, quando essa tecnologia estiver à disposição dos produtores, a produtividade pode aumentar em até 20%. Em números, isso significaria que, com a mesma área atual, os brasileiros estariam produzindo pelo menos 11 milhões de toneladas a mais.

DE OLHO NA CANA
Tradicional em tecnologia para o setor de grãos, a Monsanto está de olho também na cana-de-açúcar, a nova vedete do agronegócio brasileiro. Sem dar detalhes, Alba diz que a empresa está fazendo parcerias com empresas brasileiras do setor.

DE OLHO NO ÁLCOOL
Já nos EUA, a Monsanto desenvolve um projeto piloto, em parceria com a Cargill, para dar maior eficiência ao milho. O produto terá maior rendimento na produção de etanol e, ao mesmo tempo, o farelo (destinado à ração) também terá maior valor nutritivo.

O TREM PASSA
O Brasil não pode ficar de fora do uso das novas tecnologias na produção de grãos, utilizada cada vez mais pelos concorrentes como EUA, China e Índia, diz Alba. A aceitação dessas tecnologias é boa no país, mas o problema é a reduzida velocidade dos programas regulatórios, segundo ele.

FOCO EXTERNO
A Ipanema Coffees, que tem como sócios a Trilux S.A. (50%), a Gávea Investimentos, de Armínio Fraga, e a Astro-Lambari, de Raymond Louis Rebetez (ambas com 25%), continua com o foco no fornecimento de cafés finos para o mercado externo.

CONFLITO
Mesmo sendo tradicional fornecedora de cafés para a Starbucks, que agora está de portas abertas no Brasil, a Ipanema vai manter a cafeteria Cafeera. Com três lojas em São Paulo, a rede não deve ser ampliada, mas ser um showroom da Ipanema, diz Washington Luís Alves Rodrigues, presidente da empresa.

MERCADO AQUECIDO
O fato de a Ipanema ser fornecedora de café para a Starbucks não é empecilho para a manutenção da rede. Rodrigues diz, no entanto, que o mercado de cafeterias está aquecido e se a Cafeera for negociada será pelos mesmos eventuais motivos que seriam a Suplicy, a Santo Grão e outras: a pressão de investidores, inclusive externos.


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