São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção industrial cai na maior parte do país

DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A produção industrial em outubro registrou queda em 10 das 14 regiões pesquisadas na comparação com o mês anterior, informou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As quedas mais acentuadas foram observadas no Espírito Santo (-5,7%), no Rio Grande do Sul (-5,5%) e na região Nordeste (-5,1%). Juntamente com Bahia (-3,9%), Amazonas (-3,5%), Pernambuco (-3,1%), Santa Catarina (-2.2%) e Minas Gerais (-1,9%), acumularam redução superior à média de 1,7% em todo o Brasil.
Só foram registradas variações positivas na produção do Pará (3,1%), de Goiás (2,5%), do Ceará (1,3%) e do Paraná (1,2%). Com o melhor desempenho do país em outubro, a produção paraense foi influenciada pela alta na indústria extrativa, principalmente de minério de ferro e manganês.
A produção de São Paulo teve variação negativa de 0,2%, assim como o Rio de Janeiro (-0,6%). O resultado da indústria paulista, que concentra cerca de 40% da atividade nacional, foi influenciado pela parada da refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos.
Em relação a outubro de 2007, houve avanço em 10 dos 14 locais avaliados. Pará (8,9%), Goiás (4,2%), Paraná (3,9%), Ceará (2,9%) e São Paulo (2,5%) registraram os melhores índices nessa base de comparação.
Ainda comparado a igual período em 2007, houve recuo da produção na região Nordeste (-3,3%), no Espírito Santo (-2,7%), em Santa Catarina (-2,4%) e na Bahia (-0,6%). Na média, a produção industrial brasileira aumentou 0,8% ante outubro do ano passado.
O IBGE informou que, apesar de ter havido um dia útil a mais que no mesmo mês do ano passado, foram notadas "quedas importantes em setores que concederam férias coletivas não planejadas ou efetuaram paralisações técnicas não programadas, em um contexto de aumento da incerteza no ambiente econômico internacional".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brasileiro deve gastar para manter emprego, diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.