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Queda nos preços de carros "eleva" o IPVA
Imposto pago neste ano está distorcido, porque pesquisa de usados em SP foi feita em setembro, com o mercado em alta
Preços dos usados caíram devido à crise e à redução
do IPI dos modelos novos; com desconto, é vantagem pagar o imposto à vista
MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL
A crise econômica e a redução do IPI para os veículos novos trouxeram duplo prejuízo
aos donos dos usados: queda no
valor do bem e "aumento" no
IPVA a ser pago neste ano.
Quando forem pagar o IPVA,
os proprietários entregarão às
secretarias da Fazenda de seus
Estados um imposto calculado
sobre um valor muito superior
àquele que seus veículos valem
no mercado.
A explicação para esse fenômeno é simples: na maioria dos
Estados o imposto foi calculado
antes do auge da crise -iniciada na metade de setembro-,
quando a demanda por carros
novos estava em alta no país, o
que também elevava o valor do
usado numa eventual troca.
No Estado de São Paulo, por
exemplo, a pesquisa é feita em
setembro e divulgada em outubro. A Fipe pesquisou publicações especializadas -como o
caderno Veículos, da Folha-,
listas de concessionárias, lojas
de usados, classificados etc.
Como os preços são pesquisados durante o mês todo, é feita uma média. Sobre ela incide
o imposto, conforme o tipo de
combustível e a característica
do veículo (4% para gasolina e
bicombustível; 3% para álcool e
gás; 2% para motos).
Como o imposto é calculado
sobre o patrimônio da pessoa,
não é prejudicial, do ponto de
vista financeiro, pagar mais.
Paga-se mais, mas sobre um
bem que também vale mais.
Mas neste ano ocorrerá o oposto: mais IPVA, mas sobre um
bem que está valendo menos.
"O preço do carro usado caiu
em média 30% de setembro para cá, mas a arrecadação do governo não será prejudicada",
afirma Sérgio Reze, presidente
da Fenabrave (associação das
concessionárias).
No caso, não há o que fazer,
uma vez que a Fazenda apenas
cumpriu a lei -os valores têm
de ser divulgados em outubro.
O IPVA de um Siena 1.0, bicombustível, 2007, foi fixado
em R$ 1.006,78 (valor de mercado de R$ 25,17 mil). Hoje, dificilmente uma concessionária
pagará R$ 22 mil numa eventual troca por um modelo novo.
No caso, estará sendo pago um
imposto 14,4% superior àquele
(R$ 880) que seria obtido se a
pesquisa fosse feita hoje.
Um Ka GL 1.0, 2004, a gasolina, teve o IPVA fixado em R$
712 (valor de R$ 17,8 mil). Pela
tabela atual da Fipe, o preço é
de R$ 16.575, mas dificilmente
se obteria mais de R$ 14 mil
nesse veículo, ou R$ 560 de
IPVA. No caso, mais 27,1%.
A perda sofrida agora poderá
ser parcialmente recuperada
se, em setembro deste ano,
quando for feita a pesquisa, os
preços ainda estiverem em baixa e se, em janeiro de 2010,
quando o IPVA for pago, os
preços estiverem em alta.
Pagar com desconto
Por conta desse "prejuízo"
que está tendo, o proprietário
que for quitar o IPVA neste ano
deverá, desde que tenha condições, optar pelo pagamento à
vista se a Fazenda do seu Estado oferecer algum desconto,
notadamente se acima de 2%.
Em São Paulo o desconto para quem pagar à vista (de 9 a 22
deste mês) é de 3%. Nesse caso,
é vantagem pagar à vista porque os 3% equivalem a juros de
3,09% ao mês, taxa não obtida
em aplicações financeiras.
Com PAULO DE ARAUJO,
colaboração para a Folha
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