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Consumidor terá compensação na conta
Empresas irão repassar diretamente aos seus clientes desconto na tarifa caso seja constatada a má qualidade do serviço
Nova norma ainda precisa de regulamentação; até 2009, punição à distribuidora era
multa, e recursos eram
destinados ao Tesouro
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O consumidor deve se beneficiar ainda neste ano da nova
metodologia de punição para as
distribuidoras que descumprirem suas metas de qualidade do
fornecimento de energia elétrica. A norma vigora desde 1º de
janeiro, mas precisa de regulamentação. As empresas irão repassar diretamente aos seus
clientes, por meio de descontos
na conta de luz, uma compensação caso seja constatada a má
qualidade do serviço.
Com a medida, a Aneel
(Agência Nacional de Energia
Elétrica) quer fechar o cerco às
distribuidoras de energia elétrica e reduzir os limites máximos de tolerância de duração e
frequência dos cortes de luz.
Em 2009, a qualidade do fornecimento de energia elétrica
pelas concessionárias piorou
em comparação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pela própria agência
reguladora.
Até o ano passado, a punição
aplicada seria apenas uma multa. Essas sanções totalizaram
R$ 132 milhões em 2009. Mas,
de acordo com a agência, os valores a serem pagos pelas concessionárias aos consumidores
como compensação serão aproximadamente 30% maiores do
que as quantias despendidas
hoje a título de multa. A expectativa é que as empresas distribuam R$ 180 milhões em 2010
sob a forma de desconto aos
usuários do sistema.
Até então, a agência aplicava
a sanção às empresas e os recursos eram repassados ao Tesouro Nacional, por meio da
CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), destinada à
execução de obras. A conta recebeu, em multas, aproximadamente R$ 45 milhões no ano
passado.
As autuações eram referentes ao descumprimento de metas de duração e frequência dos
cortes de fornecimento.
Para avaliar a qualidade dos
serviços, a Aneel usa dois índices coletivos como parâmetros
principais: o DEC (Duração
Equivalente de Continuidade),
que registra quantas horas em
média, por ano, o consumidor
brasileiro fica às escuras, e o
FEC (Frequência Equivalente
de Continuidade), que calcula o
número de vezes que falta luz
em determinada região.
Parâmetros individuais
Com a entrada em vigor das
novas regras, a qualidade do
fornecimento de energia elétrica será medida por parâmetros
individuais, ou seja, por falhas
em cada unidade atendida pelas distribuidoras.
A última punição aplicada
pela Aneel foi formalizada no
mês passado. Em 17 de fevereiro, a agência multou a Light,
que opera no Rio de Janeiro,
em R$ 9,5 milhões pelas interrupções ocorridas nos meses de
novembro a janeiro.
À ocasião, a fiscalização
constatou falhas de manutenção e operação, identificou ainda equipamentos em fim de vida útil e deficiência na gestão
da carga nas redes subterrâneas na capital fluminense. A
empresa pode recorrer.
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