São Paulo, domingo, 07 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema nasceu com tecelões, na Inglaterra

DA REPORTAGEM LOCAL

O cooperativismo surgiu em 1844, quando 28 tecelões da cidade de Manchester, na Inglaterra, criaram uma associação que, mais tarde, seria chamada de cooperativa.
Esses artesãos se sentiam explorados na compra de alimentos e roupas pelos comerciantes locais e decidiram montar um armazém por conta própria.
Com a associação, conseguiram reunir recursos para construir ou comprar casas para os tecelões. Também montaram uma linha de produção para empregar pessoas que tinham salários baixos e as sem emprego.
Desde então, as cooperativas existem em vários setores e em todo o mundo. Os valores e os princípios cooperativos foram preservados, com pequenas alterações, pelo modelo cooperativista adotado na Inglaterra.
Por definição, cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade. Na tradição de seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam em valores éticos como honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação com seu semelhante.

Cooperativas no mundo
Nos Estados Unidos e no Canadá, as cooperativas têm importante participação na economia. Estima-se que existam hoje 100 milhões de americanos envolvidos em 47 mil cooperativas espalhadas pelo país.
No Canadá, são 21 milhões de pessoas que participam de algum tipo de cooperativa.
Nos EUA, as cooperativas participam com 25% do PIB (Produto Interno Bruto). Na Europa, esse percentual é de 37%, em média. Em Israel, 75% do PIB é gerado por meio de kibutz -sistema de fazendas coletivas adotadas desde a criação do país. (CR e FF)


Texto Anterior: BC regula regras para cooperativa de crédito
Próximo Texto: Opinião Econômica - Rubens Ricupero: Sem estratégia, não há desenvolvimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.