São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Térmicas fornecem 65% da energia nova

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As usinas termelétricas movidas a óleo, carvão e gás natural representaram dois terços de toda a energia nova agregada ao sistema nacional nos últimos dois anos, segundo levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura, com base em dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
No ano passado, foram adicionados 3.691 megawatts, dos quais 63% correspondentes a usinas térmicas. No ano anterior, elas responderam por 68% do total.
Para Adriano Pires, diretor do instituto, boa parte da expansão da capacidade instalada brasileira será puxada por termelétricas. Ele afirma que, se o governo não tivesse licitado as usinas do complexo do rio Madeira, em Rondônia, em 2008, a participação das térmicas seria ainda maior.
"O governo supriu a demanda energética nacional nos últimos anos com energia suja e agora tenta reverter essa situação. O relatório de projetos do PAC 2 (segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento, lançado no mês passado), por exemplo, não lista uma usina a carvão ou óleo, apesar de ser de conhecimento público que Eike Batista [empresário do grupo EBX) está construindo uma usina a carvão de grande porte no Maranhão", disse Pires.

"Santuários"
Na opinião dele, ainda existem potenciais hidrelétricos no país que podem ser aproveitados, como a bacia do complexo de Tapajós (PA), cujos estudos apontam a viabilidade técnica de cinco hidrelétricas com potência total de 10.682 megawatts (cerca de 10% da capacidade total brasileira).
"Mas esses lugares são santuários ecológicos cujo processo de licenciamento é bastante rigoroso", afirmou Pires.
A prioridade do governo federal neste ano é leiloar projetos hidrelétricos, afirmou Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Além das 13 usinas que deverão ser licitadas neste ano, será leiloada também a usina de Belo Monte, cuja potência (11 mil megawatts) corresponde a 10,6% da capacidade instalada nacional.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Dólar derruba tarifa de energia em São Paulo e Minas Gerais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.