São Paulo, terça-feira, 07 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce apoio ao Mercosul, diz pesquisa

DE BUENOS AIRES

A aprovação popular ao Mercosul teve forte crescimento na Argentina. Segundo pesquisa do instituto Gal lup, 42% da população acredita que o bloco deveria ter prioridade nas negociações comerciais do país. Há um ano, esse índice era de 31%.
A popularidade do Mercosul aumentou principalmente porque o Brasil, maior parceiro no bloco, teria tomado a dianteira na defesa da Argentina junto à comunidade internacional. Desde a queda do ex-ministro Domingo Cavallo, o presidente Fernando Henrique Cardoso e membros da equipe econômica têm pedido constantemente a representantes de países ricos e organismos multilaterais a liberação de um novo empréstimo ao país vizinho.
Além disso, o Brasil tem demonstrado maior disposição em ajudar a Argentina a sair da crise por meio de acordos comerciais. O Brasil estaria disposto a estabelecer um novo acordo automotivo com o país vizinho, entre outras medidas.
A pesquisa nacional, feita entre 4 e 8 de abril, mostra que caiu o apoio à integração com a União Européia de 24% para 20% em um ano. O número dos que defendem negociações prioritárias com os EUA também recuou, de 19% para 16%. (JS)


Texto Anterior: País virou um "Afeganistão", diz porta-voz
Próximo Texto: Artigo: Fundo "urubu" atrai ira global
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.