São Paulo, terça-feira, 07 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCONTRO

Cepal critica formato de empréstimos do FMI para países em crise financeira

A Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), organismo das ONU que reúne 48 países, abriu ontem em Brasília um encontro sobre os efeitos da globalização na região criticando o formato atual dos empréstimos do FMI (Fundo Monetário Internacional) no socorro às crises financeiras.
Segundo a Cepal, não existe um regime financeiro internacional que ajude a corrigir a instabilidade dos mercados e as diferenças entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Uma das consequências disso é a dificuldade que os países em desenvolvimento têm de garantir a estabilidade de suas economias. A Cepal defende a emissão transitória de direitos especiais de saque a todos os países membros em períodos de crise.
Para a comissão, deveria ser criado um organismo específico para mediar as controvérsias que surgissem no processo de renegociação.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Comércio exterior: Balança registra superávit de US$ 18 milhões na primeira semana do mês
Próximo Texto: Custo de vida: Inflação de São Paulo é a menor desde 2000
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.