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CRISE NO AR
Smiles deverá ser mantido na operação internacional; comprador da parte doméstica poderá escolher se assume o passivo
Proposta de cisão ameaça milhas da Varig
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
O programa de fidelização de
clientes da Varig, o Smiles, deverá
ficar concentrado na Varig Internacional, caso a proposta de cisão
da companhia em duas, elaborada pela consultoria Alvarez &
Marsal e pelo governo, seja aprovada pelos credores na assembléia
marcada para amanhã.
Segundo Marcelo Gomes, diretor da Alvarez & Marsal, contratada para conduzir o processo de
reestruturação da Varig, o objetivo da medida é tornar a Varig Doméstica mais atraente para os investidores. Segundo Gomes, mais
de dez grupos, entre companhias
aéreas e fundos de investimento,
já procuraram o BNDES (Banco
Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social) para obter
informações sobre o leilão da fatia
doméstica da Varig.
Segundo o executivo, de acordo
com os critérios estabelecidos pela Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil), 27 empresas estão
habilitadas a participar do leilão.
Empresas estrangeiras poderão
participar de consórcios que disputarão a Varig Doméstica desde
que atendam o limite estabelecido
por lei, de 20% de participação.
Segundo o relato de credores
que participaram de uma reunião
de apresentação do detalhamento
da proposta da Alvarez & Marsal
na última sexta-feira, o investidor
interessado na Varig Doméstica
poderá optar se pretende ou não
assumir o passivo do Smiles.
"A idéia é criar uma Varig Doméstica completamente nova,
sem o Smiles. Somente no futuro
poderia ser discutido um acordo
operacional para a Varig Nacional
aceitar as milhas da Varig Internacional", afirmou um dos presentes ao encontro que não quis
se identificar.
Gomes nega a hipótese de descontinuidade na troca de milhas
da Varig por passagens. "A operação do Smiles será resultado de
acordo feito entre as duas empresas. Todo mundo que tem milhas
vai ter suas milhas honradas, não
vai haver descontinuidade no
processo", afirma.
A Folha apurou que a retirada
do Smiles da Varig Doméstica está relacionada às principais candidatas interessadas em participar
do leilão. Segundo uma fonte envolvida na negociação, a empresa
mais interessada na nova Varig é
a Gol, que não tem programa de
acúmulo de milhas. A TAM, que
também está na disputa, já tem
um programa próprio. Segundo
credores, OceanAir e Webjet também estão dispostas a participar.
Sociedade
Em documento preliminar enviado à Justiça na semana passada, a Alvarez & Marsal já discutia
a forma de alocar o passivo do
Smiles. Anteriormente, Varig Doméstica e Varig Internacional seriam detentoras em conjunto, na
proporção de 50% cada uma, de
uma sociedade de propósito específico responsável pela operação
do programa.
"A sociedade de propósito específico não assume passivos relativos a milhas emitidas até a transferência das operações", informava o texto. Essa posição foi revista,
e o programa de milhagem poderá ser separado na Varig Internacional.
Caso a proposta da consultoria
seja aprovada, o passageiro pode
não acumular mais milhas em
vôos nacionais. Se o novo investidor fechar acordo com a Varig Internacional, as milhas de vôos internacionais poderão ser trocadas
também para os vôos domésticos.
O Smiles, lançado há dez anos,
tem uma carteira de cerca de 6 milhões de participantes.
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