São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO ASIÁTICO

Alta nas Bolsas chinesas reduz turismo no país

DA REDAÇÃO

A euforia da Bolsa chinesa está derrubando o mercado de turismo no país. No feriado de 1º de Maio, o número de turistas chineses que viajou à Austrália caiu 40% comparado ao ano passado, segundo a estatal de promoção do turismo CTS (China Travel Service).
Para outros destinos, como Cantão, principal ponto de partida para o exterior, a queda foi de 30%.
Os motivos, segundo a agência de notícias estatal Xinhua, são os ganhos diários de 5% nas Bolsas de Valores chinesas. Com sucessivos recordes de rentabilidade, boa parte da classe média da China tem preferido ficar em casa e evitar viagens longas, com medo de perder as valorizações das Bolsas.
"As pessoas querem olhar de perto as oscilações do mercado porque muitos colocaram toda sua poupança na Bolsa", afirmou Wang Jian, porta-voz da CTS à Xinhua.
A euforia, no entanto, não afetou as viagens de curta distância. De acordo com a CTS, o número de cantoneses que foram às vizinhas Hong Kong e Macau diminuiu, porém não na mesma proporção.


Com agências internacionais


Texto Anterior: União Européia: Ações sobem em semana de aquisições
Próximo Texto: Países asiáticos criam fundo anticrise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.