São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2000


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União da Gessy Lever e da RMB deverá ser submetida ao Cade

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A compra da Bestfoods pela Unilever no mundo resulta, no Brasil, na aquisição da Refinações de Milho Brasil (RMB) -dona da Arisco- pela Gessy Lever.
Efetuada a aquisição, a Gessy Lever tem prazo de 15 dias úteis para se apresentar ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que irá julgar se o negócio tem como consequência uma concentração de mercado.
No Brasil, com a aquisição, a Gessy Lever, que faturou cerca de R$ 4,4 bilhões em 99, vai agregar à sua receita mais R$ 600 milhões -o faturamento anual da RMB.
Líder no Brasil nas vendas de detergentes, sabão em pó, xampus, atomatados e sorvetes, a Gessy Lever vai aumentar sua participação de mercado, que já não é pequena, em alguns mercados e também entrar em outros.
A Gessy Lever, que é dona da linha de maionese Gourmet, fica também com a marca Hellmann's, que pertence à RMB. À marca Cica, forte na linha de atomatados, agrega agora a Arisco. E ainda entra na linha de temperos e sopas, com a Knorr.
Especialistas do setor de alimentos informam que a Gessy Lever já detém cerca de 45% do mercado de atomatados, 40% do de margarinas e entre 70% e 80% do de sorvetes, com a Kibon.
O Cade informa que a lei de defesa da concorrência -nº 8.884/ 94- obriga a empresa que tem mais 20% de participação de mercado, ou faturamento superior a R$ 400 milhões por ano, a se apresentar ao órgão para julgamento.
Pelo menos em uma linha, a de atomatados, a Gessy vai ultrapassar até os 50% de participação de mercado, segundo analistas consultados pela Folha.
A Gessy é também dona das marcas Doriana, Becel, Gallo (azeite) e Lipton (chá). Na linha de produtos de higiene e limpeza, as principais marcas são Omo, Lux, Fofo, Vinólia, Confort, Close Up, Rexona, Pond's e Seda.


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