São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANIFESTAÇÃO
Países pobres cobram perdão de suas dívidas

Centenas de manifestantes protestaram ontem em frente a prédios do governo japonês, gritando "perdoe o débito". A data marca o aniversário de um ano da promessa feita por países do G7 de que as dívidas dos países pobres seriam anistiadas.
A organização internacional Jubilee 2000, que organizou a passeata em Tóquio, já cruzou a Europa e obteve o apoio de pessoas famosas -como o Papa e artistas- para a causa.
O cenário lembra as manifestações contra a globalização que ocorreram em Seattle e Washington. Desta vez, os manifestantes decidiram protestar dois dias antes da reunião do G8 (as sete maiores economias do mundo e a Rússia). O encontro acontece amanhã na cidade de Fukuoka.
O ponto alto da manifestação foi o desfile de 13 crianças carregando símbolos do iene. O número 13 representa o total de crianças que morrem a cada minuto nos 40 países mais pobres do mundo. "Até agora nenhuma dívida foi perdoada. Temos urgência", disse Yoko Kitazawa, representante do Jubilee 2000. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Cai a confiança do consumidor argentino na economia do país
Próximo Texto: Volks recebe multa recorde na UE
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.