São Paulo, terça-feira, 07 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria tem expansão maior em Estados com montadoras

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Beneficiada pela desoneração de IPI, a indústria automobilística reagiu à crise e impulsionou a produção de Estados onde está instalada -especialmente São Paulo e Minas Gerais, que concentram as maiores fábricas do setor no país.
Tal retrato fica nítido a partir dos dados da Pesquisa Industrial Regional, divulgada pelo IBGE. Em São Paulo, a produção cresceu 2,4% entre abril e maio na taxa livre de efeitos sazonais -percentual superior à média nacional (1,3%). Em Minas, a expansão ficou em 1,4%.
Graças ao bom desempenho da indústria automobilística, ambos os Estados são os únicos nos quais houve crescimento contínuo da atividade industrial desde janeiro deste ano.
Para Isabela Nunes Pereira, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, o setor de veículos é o mais dinâmico da indústria e lidera a recuperação neste ano. Boa parte da reação, diz, deve-se à redução do IPI, que alavancou as vendas. O retorno do crédito, segundo ela, também ajudou.
Segundo ela, a redução do IPI também impulsionou, em maio, a fabricação de motos, concentrada no Amazonas -onde a produção subiu 11,7%. Na Bahia, que tem unidade da Ford, a produção avançou: 7,5%. De abril para maio, a indústria cresceu em 8 dos 14 locais pesquisados e ficou estável em Pernambuco.
Na outra ponta, estão os Estados cuja indústria é mais dependente de exportações, especialmente da indústria de minério de ferro. É o caso do Espírito Santo, onde a produção caiu 0,6% em maio.


Texto Anterior: Montadoras cortam 12 mil vagas desde outubro
Próximo Texto: Venda recorde provoca espera nas revendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.