São Paulo, sexta-feira, 07 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faturamento da indústria reage em junho, mas cai no semestre

JULIANA ROCHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A indústria teve o pior desempenho no primeiro semestre desde o início do governo Lula, segundo a pesquisa Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O faturamento real do setor caiu em oito meses seguidos em relação aos mesmos períodos do ano anterior. O emprego teve seis quedas seguidas, na mesma comparação.
Apesar da piora em relação ao ano passado, o faturamento real das empresas foi melhor em junho do que em maio, o que representa o início da recuperação das atividades do setor. A queda acumulada no primeiro semestre foi de 7,7%. Em junho, houve aumento de 1,6% da receita real das empresas industriais em relação a maio.
Mesmo com a melhora ante o mês anterior, o faturamento de junho ainda foi 5,8% pior que igual período de 2008, quando a indústria entrava no período do auge do crescimento.
O gerente-executivo da CNI, Renato da Fonseca, prevê recuperação neste segundo semestre, exceto para as empresas exportadoras, que deverão ter aumento de faturamento apenas no ano que vem.
Para Rogério César de Souza, economista do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), a recuperação no segundo semestre será puxada pelo mercado interno, alimentado pelo crédito, uma vez que o emprego e a massa salarial ainda estão em queda.
O economista concorda com a avaliação da CNI de que esta é a pior crise para a indústria brasileira. "O tombo na produção industrial foi histórico", disse.
A pesquisa da CNI começou a ser feita em 2003, primeiro ano de governo Lula. Fonseca afirmou que mesmo antes do início da série não houve desempenho tão ruim quanto este. Na avaliação dele, os seis primeiros meses deste ano foram piores que os da época do racionamento e da turbulência provocada pelas eleições de 2002.


Texto Anterior: Renault anuncia contratação de 600 funcionários no Paraná
Próximo Texto: Elevar investimento é o maior desafio, afirma Mantega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.