São Paulo, sábado, 07 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A

Novo mercado
Manoel Félix Cintra Neto, presidente da BM&F, pretende criar no Brasil um novo mercado de derivativos, o de energia. Sua intenção é implantar esse novo mercado na Bolsa do Rio, que pertence à BM&F.

Estalo
O presidente da BM&F teve essa idéia durante reunião sobre mercado de derivativos que aconteceu nesta semana, em Burgenstock (Suíça), com representantes das Bolsas de mercadorias européias.

Carro-chefe
Durante a reunião, Manoel Félix (BM&F) constatou o crescente interesse das Bolsas por instrumentos de "hedge" (proteção) no setor de energia, principalmente com a ameaça de ataque dos EUA ao Iraque. O objetivo é transformar esse novo mercado no carro-chefe da Bolsa do Rio.

Caranguejo
Paulo Saab (Eletros) fará uma exposição sobre a situação do setor eletroeletrônico na terça-feira, em Fortaleza, na 43ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. "Vou mostrar como nos últimos cinco anos as vendas de eletroeletrônicos no Brasil têm andado para trás", diz Saab.

Minério de ferro e vinho
Fábio Barbosa, diretor financeiro da Vale, levará um grupo de investidores estrangeiros pesos-pesados para visitar uma unidade da mineradora na França, a Rio Doce Manganês. A Vale quer expandir sua atuação no mercado internacional.

Fim do desperdício
Depois da Telemar e da AmBev, a Prefeitura de São Paulo acaba de contratar a FDG (Fundação de Desenvolvimento Gerencial) para reduzir gastos em até 30% com um estudo sobre o orçamento. A estimativa é obter uma economia de R$ 50 milhões até 2003.

No ar
O guaraná Kuat coloca no ar, na segunda, seu terceiro filme estrelado por Gustavo Kuerten. A fase difícil de Guga não atrapalhou a campanha. A participação de mercado do Kuat cresceu de 2,8% no primeiro semestre de 2001 para 3,3%, no mesmo período deste ano -um aumento de consumo de 50 milhões de litros.

Pé na estrada
Michael Geoghegan, presidente do HSBC, inicia na segunda-feira uma visita de 11 dias por 22 cidades brasileiras. Ele quer conferir a quantas anda a economia brasileira.

Garagem virtual
A Ford América Latina acaba de colocar no ar o site www.meuford.com.br, criado pela Wunderman ( Young & Rubicam). Para navegar, os proprietários Ford cadastram-se com o chassi de seus carros.

Fora da prateleira
A Paramount triplicou sua venda de DVDs no Brasil. Enquanto no primeiro semestre suas vendas mensais não passaram de 15 mil cópias, apenas em agosto a empresa vendeu 42 mil unidades.

Atraente
Depois que sua subsidiária brasileira cresceu 84% no primeiro semestre, a canadense Cognos escolheu o país para apresentar suas novas soluções de business intelligence. O evento será na terça, em São Paulo.
E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Mais confusão à vista

O economista Paulo Leme, da Goldman Sachs, diz que o tema dominante no mercado ainda é o ritmo de atividade da economia norte-americana. Além disso, a ameaça de ataque dos Estados Unidos ao Iraque é uma fonte adicional de preocupação. Leme afirma que um eventual ataque norte-americano aumentaria a probabilidade de um aprofundamento da recessão nos EUA -hipótese que, nas atuais condições, ele considera muito remota. Segundo o economista, um ataque ao Iraque provocaria um aumento prolongado do preço do petróleo, o que teria o efeito de reduzir a renda disponível da população. Na opinião de Leme, essa queda na renda seria maior do que o aumento de gastos decorrente de uma campanha militar.

NO MERCADO

As ações ordinárias da Embratel registraram a maior alta do dia entre os papéis do Ibovespa ontem. Encerraram o pregão com valorização de 3,1%. Em seguida vieram Tele Centro-Oeste PN, + 3%, e Vale do Rio Doce PNA, +2,3%.
FRASE

"Um ataque ao Iraque só iria piorar o humor do mercado financeiro"


Paulo Leme, Goldman Sachs

NÚMEROS

0,53%
Foi a alta do Índice de Preços ao Consumidor na cidade do Rio de Janeiro em agosto, diz a FGV.

0,24%
Foi a alta no custo da cesta básica ontem em São Paulo. O custo foi a R$ 166,87, diz o Dieese/Procon.


Próximo Texto: Energia: Petróleo dispara com ameaça de guerra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.