UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTUDO

Euro forte pode fazer região recuar mais
Primeiro a alta. Depois, a recente queda do dólar. O movimento pode ter um impacto sobre a economia da zona do euro, composta por 12 países europeus, maior do que se imagina. É o que aponta um estudo desenvolvido pelo Insee, instituto oficial de estatísticas da França.
Segundo o modelo do Insee, feito levando em conta uma apreciação do euro da ordem de 10%, a queda nas receitas comerciais seria reforçada por um recuo nos investimentos de quase um ponto percentual em apenas seis meses.
Por outro lado, o declínio recente do euro em mercados internacionais poderia elevar as expectativas de crescimento do PIB da região de 1,1% para 2,1% em 2004. Para comparar, o modelo da OCDE prevê que uma apreciação do euro em 10% teria um impacto de 0,5 ponto percentual no PIB da região. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Concorrência: Países asiáticos planejam criar software livre
Próximo Texto: Luís Nassif: Abismo de rosas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.