São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2007 |
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Vinícolas gaúchas elevam investimento no enoturismo
Empresas procuram diversificação com spa, hotel de luxo e parque temático
ALESSANDRA KIANEK ENVIADA ESPECIAL A BENTO GONÇALVES (RS) A combinação de vinho e turismo não é novidade na Serra Gaúcha. A maioria das vinícolas tem em suas dependências visitas guiadas às fábricas, em que o consumidor pode conhecer o processo de elaboração dos vinhos, do cultivo da videira até a comercialização. Com o objetivo de aumentar os ganhos com o enoturismo, que atrai milhares de turistas para a região todos os anos, as vinícolas agora investem em hotéis de luxo, spa e até em parque temático. A tradicional vinícola Miolo se uniu a um grupo de investidores e inaugurou, há uma semana, em Bento Gonçalves, o Villa Europa Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie. No complexo, situado em frente à própria vinícola, no Vale dos Vinhedos, foram investidos R$ 33 milhões, por 24 sócios. A Miolo possui 15% do empreendimento. Outros sócios são os grupos Harvest, SCA Móveis, Multimix e Concresul, com 70% do total. O hotel, com gastronomia francesa, conta com a bandeira Mercure, do grupo Accor. Os preços da diária variam de R$ 450 a R$ 1.500 -esses valores não incluem o spa. A Miolo recebe atualmente cerca de 120 mil turistas ao ano. Com a inauguração do Spa do Vinho, a expectativa é que esse número cresça cerca de 30%. "A estratégia da Miolo foi contar com mais uma ferramenta para desenvolver o enoturismo na região, tendo um hotel de padrão internacional", diz Adriano Miolo, diretor técnico da vinícola. Nas instalações da vinícola, que contam com sala de degustação, auditório e loja, a Miolo ergueu recentemente uma torre com vista panorâmica para o Vale dos Vinhedos. Nos jardins do próprio spa, a Miolo vai produzir o vinho VE (Villa Europa), a partir de 7.500 mudas de uva merlot importadas da França. A bebida será exclusiva para os hóspedes e os visitantes do hotel. A Casa Valduga, que recebe 100 mil turistas por ano e possui um complexo enoturístico, com restaurante e quatro pousadas, também planeja investir em um spa. A empresa pretende tirar do papel, no próximo ano, o projeto do Spa do Espumante. Dentro da vinícola, o spa deve ter piscinas e tratamentos estéticos, segundo Juciane Casagrande, diretora comercial da vinícola. A empresa não revelou o custo nem os detalhes do projeto, mas informou que a inauguração está prevista para 2009. Hoje o enoturismo representa cerca de 10% do faturamento da vinícola, de acordo com Casagrande. As diárias nas pousadas da Casa Valduga custam de R$ 200 a R$ 350. A vinícola também deve implementar na colheita da próxima safra, de janeiro a março, o projeto-piloto Vinho do Autor, em que o turista poderá elaborar o seu próprio vinho, com o acompanhamento de enólogos. Para Casagrande, o enoturismo é uma maneira de aproximar o consumidor de vinho. "É uma forma de ensinar a desenvolver o consumo." Parque temático A Vinícola Salton já investiu, nos últimos três anos, aproximadamente R$ 35 milhões num parque temático em Tuiuty, a cerca de 10 km de Bento Gonçalves. Lá estão as instalações da vinícola, onde os visitantes passeiam em meio à produção do vinho. "Estão previstos mais investimentos, da ordem de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões, para a conclusão do complexo", diz Daniel Salton, diretor comercial da vinícola. Em sete meses, deverá entrar em operação o restaurante do parque. Revitalização Uma das pioneiras do movimento do enoturismo na região da Serra Gaúcha, a Cooperativa Vinícola Aurora estuda a revitalização do seu espaço de visitação, de acordo com o diretor comercial e de marketing, Alem Guerra. Na Aurora, o turista pode visitar, com prévio agendamento, o centro de pesquisa tecnológica, com 28 hectares de vinhedos experimentais. A jornalista ALESSANDRA KIANEK viajou a convite da Miolo. Texto Anterior: Com YouTube e anúncios, ações do Google poderão valer US$ 700 Próximo Texto: Sobras do vinho viram produto de beleza em spa Índice |
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