São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise faz real cair em relação a outras moedas

DA REPORTAGEM LOCAL

Na comparação com outras moedas importantes, o real descreve uma trajetória semelhante àquela exibida ante o dólar: após forte apreciação no primeiro semestre, uma queda que se acentuou no último mês.
Contra a libra, a moeda brasileira teve desvalorização de 26,41% no período de um mês encerrado ontem e de 8,43% no ano de 2008. Ante o euro, as baixas foram de, respectivamente, 21,12% e 14,17%. As quedas foram de 35,65% e 35,61% para o iene e de 21,72% e 21,69% para o peso argentino.
"Não era consenso, em julho, o tamanho do aumento de juros que o BC ia promover. Então, quando a autoridade monetária se mostrou mais agressiva, criando um maior diferencial de juros da economia brasileira em relação às demais, houve maior entrada de recursos", diz Ronaldo Zanin, sócio-gestor da Advisor Asset Management. "Logo depois, cresceu a aversão ao risco por parte dos investidores, que passaram a fugir dos mercados emergentes." (DG)



Texto Anterior: Câmbio e demanda em queda pioram expectativa para 2009
Próximo Texto: Vizinho: Argentina cria grupo para acompanhar crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.