São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo entre União Europeia e Mercosul pode ser relançado

Negociações entre os dois blocos comerciais estão paralisadas há cinco anos

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A ESTOCOLMO

Brasil e União Europeia anunciaram ontem, ao término de sua cúpula em Estocolmo, a disposição de "intensificar seus esforços para a retomada das negociações com vistas a concluir um Acordo de Associação Mercosul/UE ambicioso e equilibrado".
Tal como a Folha antecipou na segunda, a intenção dos dois blocos é usar uma outra cúpula, entre europeus e a América Latina/Caribe, para formalizar a retomada dos entendimentos, parados há cinco anos.
Aliás, os empresários dos dois lados, no comunicado conjunto após a sua própria reunião, afirmam que "a União Europeia e o Brasil deveriam usar a oportunidade da presidência espanhola da UE e a nova Comissão Europeia para relançar as negociações".
A presidência espanhola começa em janeiro, e o presidente da nova Comissão acaba de ser reeleito. É o português José Manuel Durão Barroso, entusiasta dessa aliança.
De todo modo, no caminho dessa construção birregional está a Rodada Doha de liberalização comercial, de âmbito global, lançada em 2001 e praticamente paralisada desde então.
O comunicado de ontem reitera a determinação de concluir, no ano que vem, as negociações. Em dezembro, haverá uma reunião ministerial, a máxima instância da OMC, para tentar desbloquear a Rodada Doha. Se isso não acontecer, "o objetivo de concluir a rodada em 2010 estará em risco", diz o comunicado Brasil/UE.


Texto Anterior: Manifestação termina com cem presos
Próximo Texto: Produção cresce no maior ritmo em 16 meses em emergentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.