São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALOS

Sob pressão, Pitt deixa presidência do órgão que investiga fraudes

Bush busca novo xerife para a SEC

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, iniciou ontem a procura por um novo chefe para a SEC (Securities and Exchange Commission, o órfão federal que fiscaliza e regulamenta as Bolsas e as empresas de capital aberto). De acordo com a Casa Branca, a busca pode durar "semanas, meses".
Anteontem à noite, o presidente do órgão, Harvey Pitt, 57, cedeu às crescentes pressões e pediu demissão da presidência do órgão. Pitt estava com a credibilidade abalada, porque tinha laços estreitos com algumas companhias que investigava. Os democratas (oposição) consideravam que o advogado não tinha a isenção necessária ao cargo.
Bush quer um presidente da SEC que seja enérgico no combate à corrupção, disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.
Desde o final do ano passado, com a eclosão da gestão fraudulenta da empresa de energia Enron, cresceu a importância da SEC (equivalente à Comissão de Valores Mobiliários). Foi aberto um número sem precedentes de investigações, algumas delas envolvendo as maiores corporações norte-americanas.
Em uma carta endereçada a Bush, Pitt afirma que sua permanência no cargo tornou-se muito difícil por causa da "turbulência que envolve minha presidência". E completou: "Prefiro não ser um peso, penso que minha resignação será o melhor para todos, para que a agência siga as importantes atividades que nós iniciamos."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Opinião econômica: Compaixão
Próximo Texto: RH: Educação deve ser prioridade, diz Chopra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.