São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ENERGIA

Preços das ações da AES Elpa e da Light registram intensa oscilação na Bovespa
O primeiro dia de negociação das ações da Light separadas das da AES Elpa foi marcado por intensa oscilação dos preços dos dois papéis. Light ON chegou a subir 113,3% e AES Elpa ON despencou 71,3 %. Segundo analistas ouvidos pela Folha, essa oscilação revela uma distorção criada pelos preços de referência dos dois papéis, definidos pela Bovespa, para a abertura do pregão de ontem.
"Não significa que quem tem ações da Light ganhou mais de 100% e quem tem da AES Elpa perdeu mais de 70%", afirma Aloisio Lemos, analista da Lopes Filho. Segundo ele, quem já possuía Light ON terá de somar os preços de fechamento dos dois papéis e comparar com o da véspera, de R$ 55. Por esse critério, os investidores tiveram ganho de 4,02%, ontem, um dia em que o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) fechou em baixa de 1,60%.
Até terça-feira, o investidor que possuía ações da Light carregava também as da AES Elpa, devido ao descruzamento da participação acionária da estatal francesa EDF e da americana AES nas duas distribuidoras energia.
Em novembro de 2001 a EDF assumiu o controle da Light e a AES, o da Eletropaulo, por meio da AES Elpa, que detém 78% do capital da distribuidora paulista.
(DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Combustíveis: Postos negam abuso no preço da gasolina
Próximo Texto: Preços: Tarifa da Light-RJ deve aumentar quase 19% para 3,4 milhões de consumidores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.