UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil negocia venda de carro para a África

ELIANE CANTANHÊDE
ENVIADA A WINDHOEK

Um acordo para a exportação de picapes e carros populares para a África do Sul será discutido hoje em Brasília, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca quase ao mesmo tempo no país africano.
O Ministério do Desenvolvimento sediará uma reunião com representantes da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), apesar de o ministro Luiz Fernando Furlan integrar a comitiva de Lula.
O acordo Brasil-África do Sul é considerado pelo diretor de Promoção Comercial do Itamaraty, embaixador Mário Villalva, como uma espécie de casamento de interesses para os dois lados.
O país africano, o mais rico do sul do continente, com renda per capita de US$ 2.322, tem boa frota de carros sofisticados, mas é carente de carros populares. Já o Brasil tem uma capacidade instalada de 3,2 milhões de automóveis e só produz 1,8 milhão pelas condições econômicas adversas.
Além disso, os dois países já têm negócios bilaterais há décadas, com um detalhe: a brasileira Marcopolo, do Rio Grande do Sul, é a maior fornecedora de ônibus urbanos, interestaduais, públicos e privados do país.
A África do Sul tem uma vantagem especial para o Brasil: uma infra-estrutura e uma integração, interna e com os vizinhos, muito melhores do que os demais países do continente. Pode ser, assim, uma ponta de entrada do Brasil para o resto da África.


Texto Anterior: GM convoca "recall" de 72 mil Corsas e Celtas
Próximo Texto: Crescimento: Empresário pede dólar a R$ 3 para exportar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.