UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Brasil e EUA discutem a Alca em Washington

DE WASHINGTON

Brasil e Estados Unidos voltam hoje à mesa de negociação, em Washington, para tentar salvar a próxima reunião ministerial da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), prevista para começar em Miami daqui a dez dias.
O chanceler brasileiro Celso Amorim terá um encontro privado hoje com o representante de comércio norte-americano, Robert Zoellick. À tarde, Amorim se encontra também com o secretário de Estado, Colin Powell.
Amanhã, Brasil e EUA (os dois co-presidentes da Alca) reúnem-se na Virgínia com representantes de 13 países: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Uruguai. Mas, pelas declarações dos últimos dias, é pouco provável que haja avanços substanciais.
No máximo, o Brasil vem dizendo (sem explicar como) que aceitaria "flexibilizar" suas propostas nas áreas que interessam aos EUA. Em visita à África, porém, o próprio Amorim reafirmou a disposição do Brasil de não incluir nas negociações pontos que interessam aos EUA (como compras governamentais, investimentos e propriedade intelectual).
Do lado americano, Peter Allgeier, co-presidente da Alca, disse nesta semana que os pontos demandados pelo Brasil (o fim das políticas antidumping e de subsídios dos EUA) não serão negociados na formação do bloco. (FCz)


Texto Anterior: Crescimento: Empresário pede dólar a R$ 3 para exportar
Próximo Texto: Mercado financeiro: Agência melhora nota de risco do país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.