São Paulo, sexta-feira, 07 de novembro de 2008

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Governo deveria exigir regra de estabilidade, diz consultor

As medidas do governo para tentar injetar liquidez no mercado estão na direção correta, mas deveriam exigir dos setores beneficiados algum compromisso de manutenção do emprego. O importante neste momento é garantir o emprego até para evitar uma queda muito brusca no mercado interno, caso haja um processo de demissão em massa.
A avaliação é do economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, consultor do Iedi e ex-secretário de política econômica da Fazenda. Ele diz que não está falando só do setor automobilístico, que receberá uma injeção de R$ 4 bilhões em empréstimos do Banco do Brasil, mas de outros também, como a construção civil.
O economista acha que o governo não deveria fazer essa farta distribuição de benesses sem exigir daqueles que forem beneficiados uma cláusula de estabilidade do emprego ou de qualquer outra regra nesse sentido. No mínimo, a seu ver, deveria haver uma negociação.
Gomes de Almeida cita, por exemplo, a ajuda que o BNDES dará para os exportadores que perderam dinheiro com as operações de derivativo cambial. Também, nesse caso, o governo deveria exigir alguma contrapartida.
"O mais importante agora é a manutenção do emprego".
Outra sugestão de Júlio Sérgio Gomes de Almeida para reanimar a economia é o governo antecipar o aumento do salário mínimo para janeiro do ano que vem.
A previsão dos analistas é de uma queda bastante acentuada da demanda a partir do início do ano que vem e a antecipação do aumento do salário mínimo seria um impulso importante para a economia.
Segundo ele, essa antecipação do salário mínimo não iria representar aumento do gasto público simplesmente porque se trata de uma despesa que já está prevista no orçamento. Só iria ocorrer uma antecipação de poucos meses. O salário mínimo é um dos fatores que mais influenciam o comportamento da economia.

ENGENHARIA VERDE
Apesar da queda nas vendas de veículos em outubro no país, Dave Wilson, diretor internacional de marketing da National Instruments, que fornece produtos de automação para a indústria automotiva, considera o Brasil uma potência entre os emergentes no setor. Para ele, o trunfo do país é seu avanço no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Wilson diz que ainda não sentiu o impacto da crise nos resultados da empresa, mas admite que ela pode ser afetada se as vendas de veículos continuarem a cair em 2009. "As pessoas sempre vão precisar de carros. E cada vez mais buscarão qualidade nos veículos." Wilson veio a SP para participar do Seminário NI Automotive Day, encerrado ontem.

CARIMBO
Sandro Magaldi, diretor comercial da HSM Brasil, lança, dia 12, o livro "Vendas 3.0 - Uma nova visão para crescer na era das idéias" (Editora Campus-Elsevier).
A obra foi recomendada por Phillip Kotler, uma das maiores autoridades mundiais em marketing. "Magaldi mostra que os consumidores agora têm o controle de como as empresas precisam redesenhar seu modelo de vendas", diz Kotler.

OUVIDO
A Motorola apresenta hoje, no desfile da Rosa Chá do Rio Summer, o H12 Diamond, um fone de ouvido Bluetooth, feito com ouro 18 quilates e com 184 pedras de diamantes. Existem apenas cem unidades no mundo todo, que custam R$ 25 mil. O fone está à venda apenas na Selfridges, de Londres e Manchester, e na Harvey Nicholls, em Londres. Os brasileiros podem comprar o H12 Diamond por encomenda.

PÉ NO FREIO
As petroquímicas Braskem e a Quattor já esperam uma queda de 50% no aumento da demanda de resinas em 2009. Apenas no fim deste ano, a redução chegará a 10%. O pé no freio se deve a queda nos negócios com indústrias automotivas, construção civil e na procura por embalagens. As empresas, no entanto, compensam parte da perda das vendas nas exportações, beneficiadas pela alta do dólar.

DESCONTO
A Saraiva fecha no dia 12 uma parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo para conceder descontos de até 20% nas compras de servidores públicos.

REFERÊNCIA
Lywal Salles, executivo-chefe do Itaú Private Bank, recebeu o prêmio de melhor banco do segmento nas Américas da revista inglesa "Private Banker International", principal publicação do setor, ontem, em Cingapura. Segundo a revista, o Itaú foi escolhido por ter se tornado referência para o desenvolvimento do private banking nos países do Bric e por ter expandido sua atuação na América e na Europa.

SANDUÍCHE
Ricardo Bomeny, presidente do Bob's, foi eleito o novo presidente da Associação Brasileira de Franchising para 2009 e 2010. A posse será dia 5 de janeiro.

COMBUSTÍVEL

PREÇO DO ÁLCOOL EM SP SOBE 2,5% E DO GVN CAI 1% EM OUTUBRO
O preço médio do litro de álcool nas bombas dos postos de São Paulo foi de R$ 1,371 em outubro, alta de 2,5% ante setembro, aponta levantamento da Ticket Car. O preço do metro cúbico do GNV caiu 1% no mês, para R$ 1,465. O custo médio do litro de gasolina, diesel e biodiesel ficou estável -R$ 2,433, R$ 2,157, R$ 2,171, respectivamente.

MINNIE CHIQUE
A Walt Disney está apostando na parceria com designers famosos, como Paul Smith e Dolce & Gabbana, para aumentar as vendas de seus artigos de luxo, informa o "New York Times". Os vestidos inspirados no traje da Mulher Maravilha da estilista Diane von Furstenberg custam US$ 695, por exemplo. A meta da Disney é faturar US$ 85 mi com a linha de luxo nos próximos 12 meses.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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