São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2004

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INFORMÁTICA

Chinesa negocia com a IBM

Papéis da Lenovo são suspensos na Bolsa

CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM

A negociação das ações da fabricante chinesa de computadores Lenovo foi suspensa ontem na Bolsa de Hong Kong em meio à crescente especulação de que a empresa negocia com a norte-americana IBM a compra de sua unidade de computadores pessoais por até US$ 2 bilhões.
Se concretizado, o negócio transformará a Lenovo na terceira maior empresa do setor, atrás da Dell e da Hewlett-Packard.
A Lenovo é líder na venda de computadores pessoais na China e na região Ásia-Pacífico (com exceção do Japão), onde tem 27% e 12,6% do mercado, respectivamente.
A compra desse segmento da IBM permitiria que a companhia entrasse nos EUA e na Europa, salto inimaginável hoje em razão do desconhecimento da marca.
Fundada há 20 anos por um grupo de pesquisadores chineses, a Lenovo é a oitava maior fabricante de computadores pessoais do mundo. Em 2003, a empresa faturou US$ 2,6 bilhões e teve lucro líquido de US$ 130,4 milhões.
A negociação com a IBM se enquadra no movimento de crescente internacionalização das marcas chinesas, que se aplica às empresas públicas e privadas -caso da Lenovo. A fabricante de computadores começou a pavimentar o caminho para conquistar outros países em meados do ano passado, quando abandonou sua antiga marca, "Legend", para evitar conflitos de propriedade intelectual.
A China é o segundo maior mercado do mundo para computadores e o que cresce mais rapidamente. No ano passado, foram vendidos 13 milhões de unidades no país e a previsão é que o volume cresça 20% neste ano.
A decisão da IBM de vender seu negócio de computadores pessoais foi noticiada na sexta pelo "New York Times". O jornal disse que havia pelo menos mais uma companhia interessada na compra, que poderia custar de US$ 1 bilhão a US$ 2 bilhões.


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