São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Ministro descarta privilégio

Alencar quer processo transparente na Varig

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, afirmou ontem que os estudos do governo federal em torno da Varig estão sendo realizado de forma transparente para evitar qualquer tipo de privilégio durante o processo.
"O plano não é meu. Eu o encontrei [no início do mês passado] no ministério. Achamos que essa questão tem de ser tratada de forma absolutamente transparente. Não há favorecimento isolado para quem quer que seja. Há que ser uma coisa posta com clareza, como convêm às coisas do setor público."
Segundo ele, a discussão está ocorrendo de forma "aberta". "Consiste em transparência, mesmo. Abertura. Convidei o governador do Rio Grande do Sul [Germano Rigotto], a deputada Yeda Crusius [PSDB-RS], um deputado de Minas, o presidente da CUT, da CGT, a doutora Graziela [do sindicato dos aeronautas] e outras lideranças ligadas ao interesse para discutirmos a questão de forma absolutamente aberta. Isso que é transparência."
Na semana passada, Alencar informou que a figura jurídica em estudo para a companhia aérea é a liquidação extrajudicial, "com alguns compromissos, inclusive com a situação dos funcionários e dos aposentados".
O conselho de curadores da Fundação Ruben Berta -que pelos estudos do governo para reestruturar a Varig perderá o controle da companhia- publica hoje anúncio no qual afirma que, "mesmo tendo diversas alternativas" para superar as atuais dificuldades, "[a Fundação] permanece aberta a quaisquer propostas que possam ser a elas agregadas". Mas ressalta no texto que isso deve ser feito "sem ferir as regras vigentes atualmente no mercado".
O texto ainda diz que "a Varig é empresa atraente para investidores", e afirma que a Fundação pode manter "os mais de 25 mil empregos que suas controladas oferecem".


Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Informática: Papéis da Lenovo são suspensos na Bolsa
Próximo Texto: Panorâmica - Empresas: Lei de Falências pode ir a votação amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.