São Paulo, terça-feira, 08 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush aponta indicadores mistos nos EUA

DA REDAÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou ontem que os indicadores econômicos norte-americanos estão "cada vez mais mistos", aumentando a ansiedade entre a população, mas voltou a dizer que a economia é resiliente.
"Nós temos experiência em lidar com ansiedade. Todas as vezes, a nossa economia absorveu esses choques e lidou com eles", disse, lembrando o período de recessão no início do seu governo, em 2001, e de problemas como ataques terroristas, escândalos corporativos (como o caso Enron) e desastres naturais (como o furacão Katrina, em 2005).
Os comentários de Bush ontem mostram uma mudança de atitude em relação aos anteriores, com o presidente reconhecendo os problemas enfrentados pela economia do país, em vez de apenas salientar os seus pontos positivos. A nova posição era um consenso entre os assessores do presidente dos Estados Unidos.
Já o secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, afirmou ontem que o governo está estudando como dar um empurrão na economia em meio à correção no mercado imobiliário, mas ressalvou que não há pressa para isso.
"Nossa meta mais imediata é minimizar o impacto sobre a economia real", afirmou em Nova York. "Isso vai exigir paciência enquanto avaliamos cuidadosamente os próximos passos."
"Trabalhar a situação atual e ter a política certa é mais importante do que anunciar rapidamente essa decisão", acrescentou Paulson.
Na semana passada, Bush disse que analisava a criação de um pacote de estímulo para a economia, mas que só tomaria a decisão no final do mês. Segundo o "Financial Times", não há um consenso no governo dos Estados Unidos sobre a necessidade de um pacote e corte de tributos para consumidores e incentivos para empresas estão sendo estudados.


Texto Anterior: Brasil sobe em ranking mundial de otimismo
Próximo Texto: Crise hipotecária: Presidente do Bear Stearns deixa de ser CEO, diz jornal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.