São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2000


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As turbulências da Vasp

Dez.99 - A Vasp suspende o pagamento semanal de tarifas devidas à Infraero por auxílio à navegação e controle do tráfego aéreo. A Infraero contabiliza R$ 300 milhões de dívidas já renegociadas, além de cerca de R$ 40 milhões acumulados desde a suspensão dos pagamentos pela Vasp
* A Infraero prepara o esquema para suspender o embarque de carga e passageiros em aviões da Vasp, mas a empresa ganha liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro que suspende temporariamente a punição da Infraero
* Wagner Canhedo, presidente da Vasp, tenta um acordo com o governo: trocar as dívidas pelo dinheiro que espera receber de uma ação da Justiça em que reclama prejuízos sofridos durante o congelamento de preços de passagens no governo Sarney. O governo veta a proposta de compensação
* A Vasp tem rompido o contrato com a ECT porque apresentou certidões negativas de débito da Previdência Social falsas aos Correios
* O DAC (Departamento de Aviação Civil) instala inquérito para apurar falhas nas condições técnicas e operacionais em uma das aeronaves da empresa
31.jan.2000 - O comando do DAC reúne-se no Rio e decide não aplicar a punição máxima, de cassar vôos da Vasp, por motivos econômicos. Segundo o DAC, inspeções do órgão não haviam constatado problemas de segurança de vôo
4.fev.2000 - A Justiça Federal do Rio suspende a liminar que permitia à Vasp continuar voando sem pagar à Infraero
* Por determinação do ministro da Defesa, Geraldo Quintão, a Infraero decide avaliar melhor a punição à Vasp
As maiores dívidas da Vasp
Credor
Banco do Brasil - R$ 500 milhões
Previdência Social - R$ 380 milhões
Receita Federal - R$ 300 milhões
Governo do Estado de São Paulo - R$ 240 milhões
Banespa - R$ 200 milhões
FGTS - R$ 100 milhões
Petrobras - R$ 40 milhões
Como está a Vasp
Faturamento: R$ 1.500 milhões
Prejuízo líquido: R$ 182 milhões
Dívida com o governo: R$ 1.500 milhões
Crédito com o governo: R$ 1.600 milhões
Frota: 50 aeronaves (75% são próprias)
Taxa de ocupação: 30%


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