UOL


São Paulo, sábado, 08 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meu plano B é "Balocci", afirma Mercadante

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que vinha sendo citado como um dos críticos do ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda), elogiou ontem a política econômica e negou um plano B como opção à política do atual ministro: ""O plano B do Mercadante é o Balocci", afirmou, em tom de brincadeira.
O senador disse que, mesmo com o cenário pré-guerra, que traz instabilidade internacional e retrai o fluxo de financiamento, os indicadores econômicos mais importantes do Brasil estão melhorando.
""O governo herdou uma herança muito pesada, uma situação cambial adversa, uma situação financeira e fiscal extremamente deteriorada e uma pressão inflacionária muito forte e, com muita serenidade, mas firmeza e competência, está superando esse cenário e os indicadores estão aparecendo", disse.
Segundo ele, a melhora é sensível em três pontos: contas externas, finanças públicas e inflação. Afirmou que o Brasil é o país que está tendo o melhor desempenho nas contas externas neste cenário de guerra.
""[O Brasil" reduziu em mais da metade seu risco país, aumentou o preço do C-Bond, está retomando o fluxo de financiamento e reduziu de forma substancial o déficit externo, aumentando as exportações. E vamos ter uma safra agrícola espetacular", disse.

Cenário favorável
Essa quadro, segundo ele, faz que com os juros possam cair de forma ""sustentável". Ele afirmou que todos os indicadores para a queda de juros estão dados. "Em que momento e em que ritmo é o BC que vai estabelecer."
"O efeito guerra não pode ocultar as melhoras substanciais, especialmente nas contas externas, que criam as condições nas contas públicas, na inflação e no crescimento econômico do Brasil", disse Mercadante.


Texto Anterior: Bird elogia Lula e prevê liberar mais US$ 1 bi
Próximo Texto: Curto-circuito: Tarifa de energia no RS pode subir até 24%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.