São Paulo, sábado, 08 de abril de 2006

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MERCADO ABERTO

Maggi quer nova política no agronegócio

O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), afirmou que o pacote agrícola do governo descomprime o setor dos problemas neste ano, mas está longe de ser uma solução estrutural para o agronegócio. "O país tem de pensar em políticas mais duradouras, e não em soluções imediatas", diz.
Maggi promove na segunda, em São Paulo, o seminário "Economia e Agronegócio no Brasil", com o objetivo de chamar a atenção para a crise que o agronegócio sofre principalmente no Centro-Oeste do país. "Temos de fazer uma discussão mais ampla no país sobre esse tema envolvendo outros segmentos da sociedade, para evitar perdemos tudo o que conquistamos nos últimos anos", afirma Maggi.
De acordo com o governador, o agronegócio sofre atualmente problemas com a excessiva valorização do real, o aumento do preço do petróleo, a queda no valor das commodities e a elevação no preço dos insumos. As perdas para o setor neste ano são calculadas em R$ 30 bilhões.
Maggi diz que já é hora de o país pensar em tomar medidas para acabar com esses ciclos curtos alternando tempos bons e ruins para o agronegócio, sempre com intervalos de três a quatro anos. "Um setor que responde por 40% do PIB brasileiro não pode viver de sobressaltos."
Para dar melhores condições estruturais para o setor, Maggi defende, entre outras soluções, uma ampla desoneração tributária e a descartelização do setor.
Ele diz que o governo federal precisa acabar com o protecionismo que impede o setor de comprar insumos de fora do país, inclusive dos vizinhos Uruguai e Argentina, que vendem a preços muito mais competitivos. "O Estado não pode intervir tanto e em tantos processos", diz o governador de Mato Grosso.

FIDELIZAÇÃO
De olho no investidor pessoa física, a Itaú Corretora decidiu lançar um programa para fidelizar aqueles que aplicam no mercado de ações por meio do "home broker", sistema que permite operar pela internet. Ela irá oferecer benefícios como descontos, novos produtos e serviços à medida que os investidores concentrem as operações em seu site, diz Roberto Nishikawa, diretor-presidente da corretora. No ano passado, o "Itautrade" registrou R$ 3,65 bilhões em compra e venda de papéis pela internet, uma alta de 31,6% em relação a 2004. O lançamento do programa, que "classificará" o investidor em cinco perfis, de acordo com o seu volume de operações, reflete uma aposta da corretora na ferramenta. Ela encerrou 2005 com alta de 26,8% em participação de mercado.

CREDIBILIDADE
O movimento "Quero Mais Brasil", de resgate da credibilidade do país, completa um mês amanhã com 168 entidades associadas. O projeto recebeu apoio dos empresários Olavo Monteiro de Carvalho e Jorge Gerdau.

HOMENAGEM
Ruy Mesquita, diretor do jornal "O Estado de S. Paulo", e Maurício Botelho, presidente da Embraer, serão homenageados no próximo dia 1º de junho, em São Paulo, com o prêmio Woodrow Wilson, pela primeira vez concedido na América Latina. Mesquita recebe o prêmio por relevância na prestação de serviços públicos, e Botelho, por cidadania corporativa. O Woodrow Wilson International Center for Scholars, que organiza o prêmio, se dedica a reunir líderes mundiais, formadores de políticas públicas e estudiosos em um ambiente não partidário e tem como objetivo explorar os temas de maior desafio da atualidade. Fundado em 1968 pelo Congresso americano, o centro foi criado em homenagem a Woodrow Wilson, o único presidente dos Estados Unidos (de 1913 a 1921) a ter doutorado.

NOVOS TEMPOS
Para comemorar seu aniversário, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, almoçou ontem no Rio de Janeiro com o presidente do BNDES, Demian Fiocca, e toda a diretoria da instituição. Na próxima semana, Fiocca anuncia os nomes dos novos diretores do banco. Para o cargo de vice-presidente, o mais cotado é Armando Mariante, que já é diretor da instituição e é bastante próximo ao ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan -a quem o banco é subordinado.

SOB PRESSÃO
O ex-ministro Antonio Palocci pode estar até sofrendo de pressão alta, mas não a sangüínea. Segundo pessoas próximas, ele fica, da janela de casa, pendurado no telefone todo o tempo, olhando a movimentação de jornalistas na porta. Ah, a pressão, está muito bem, obrigado.

QUE COINCIDÊNCIA
Uma grande empreiteira organizou uma festa de confraternização para funcionários, fornecedores e clientes. No final, houve o sorteio de um carro. O curioso é que o vencedor foi exatamente quem a empresa queria que ganhasse. Também pudera: só havia seu nome na urna.

FRANQUIAS
O setor de franquias cresceu 13% em 2005. O dado faz parte do balanço da Associação Brasileira de Franchising, que mostra faturamento de cerca de R$ 36 bilhões e aumento do número de redes de 814 para 971.

PIPOCA EM DOMICÍLIO
Inspirado no modelo norte-americano de locação de filmes pela internet, o empresário Eduardo Casarini adaptou o negócio ao Brasil e criou o site Pipoca Online. "O cliente paga uma mensalidade e pode alugar quantos filmes quiser, por qualquer período de tempo", diz Casarini, que é um dos idealizadores do Flores Online, no ar há oito anos e com uma expectativa de R$ 15 milhões de faturamento em 2006. Entre as inovações do Pipoca está uma ferramenta "inteligente" que sugere filmes de acordo com o perfil do cliente. Com pouco mais de cinco meses de funcionamento em São Paulo, a empresa tem como objetivo operar, até o final do ano, em Campinas, Brasília e no Rio.


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