São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado espera que Bertin abra capital

GITÂNIO FORTES
DA REDAÇÃO

O mercado aguarda desde o ano passado a ida do grupo Bertin à Bolsa. A empresa preferiu esperar: 2007 foi marcado pela entrada de três indústrias com tradição em carne bovina no mercado de ações -o JBS-Friboi em março, o Marfrig em junho e o Minerva em julho.
Além de ganhar tempo para ajustar a administração à governança corporativa exigida para as companhias abertas, o Bertin escapou, no segundo semestre, de lançar ações num período marcado pela crise do "subprime" (as hipotecas de alto risco nos EUA).
O grupo Bertin completa 31 anos no dia 25. O faturamento anual da holding, com sede em Lins (SP), é estimado em R$ 6 bilhões. Atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia. As mais de 30 unidades no país empregam por volta de 30 mil pessoas.
Com capacidade de abate diária superior a 12 mil bovinos, a empresa é um dos principais exportadores de carne do país -vende a 80 países. A empresa se internacionalizou em 2006 com a compra de frigorífico no Uruguai. Também tem unidade no Paraguai. Em 2007, colocou em operação joint venture de um curtume na China. No ano passado comprou 56% dos papéis da Goult Participações, à época a principal acionista do Laticínio Vigor.
O grupo Bertin participa da concessionária Rodovias das Colinas, em São Paulo. No segmento atua em Goiás e Minas Gerais. Em saneamento, tem projeto em Mato Grosso do Sul. Em Brasnorte (MT), construiu sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica).
Também é da empresa uma das maiores fábricas de biodiesel do país, que usa sebo bovino como matéria-prima. O processamento anual é de 110 milhões de litros. O investimento de R$ 42 milhões foi inaugurado em agosto. Os empreendimentos do grupo incluem o resort Lins.


Texto Anterior: Outro lado: Empresário diz que caso está em discussão
Próximo Texto: Carne bovina: UE evita prever ampliação de lista brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.