São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

MENOS TRIGO
A safra de trigo deste ano que começa a ser semeada deverá atingir 5,2 milhões de toneladas, segundo estimativas da Conab. Se confirmado, esse volume recua 13,3% em relação aos 6 milhões de 2008/9. A região Sul produzirá 5,5 milhões, 14% menos do que em 2008.

MENOS RUIM
A safra nacional de grãos sofreu correção para cima nas estimativas de ontem da Conab: 137,6 milhões de toneladas. O volume é superior aos 135,3 milhões previstos em março, mas 4,5% inferior ao de 2007/8, quando houve o recorde de 144,1 milhões de toneladas.

DE OLHO NA CRISE
O Congresso instalou ontem a comissão de monitoramento da crise da indústria de carne bovina. Com críticas "à lentidão do Ministério da Fazenda", a intenção é convocar uma reunião para a próxima semana.

SEM DISTORÇÃO
Para Péricles Salazar, presidente da Abrafrigo (de pequenos e médios frigoríficos), é preciso acabar com "a distorção do PIS/Cofins" -via desoneração total desse pagamento para o setor e a liberação de créditos no caso das exportações.

CAFÉ PARA O CANADÁ
A rede canadense Reseau Laurentides, com 32 butiques de café no Canadá, vai comprar 60 toneladas de café torrado e moído do Brasil, no valor de 350 mil dólares canadenses. O acordo foi firmado no Sial 2009 (Salão Internacional de Alimentação), em Montreal.

ACIMA DA EXPECTATIVA
"Nossa participação era mais institucional e de prospecção, mas o resultado superou as expectativas", diz Christian Santiago, coordenador do PSI (Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados) da ApexBrasil em parceria com a Abic (associação das indústrias).

EM QUEDA
Após acentuada alta no ano passado, os preços dos produtos agropecuários tiveram queda no atacado em março, conforme o Índice Geral de Preços da Fundação Getulio Vargas.

SUÍNO SOBE
O preço do suíno voltou a subir ontem nos frigoríficos de São Paulo. Na média, o valor do animal ficou em R$ 44,80. Em algumas praças, o preço já chega a R$ 46. A expectativa de retomada dos negócios com a Rússia impulsionou os preços. Em 30 dias, a carne acumula alta de 16,7%.

COSAN DISPARA
As ações da Cosan lideraram as altas do Ibovespa ontem, com avanço de 9%, embaladas por rumores de que a empresa poderá ganhar um novo investidor. Na semana passada, as ações já haviam sido destaque, com evolução de 18,4%.


Texto Anterior: Bolsas caem com perspectiva de balanços ruins nos EUA
Próximo Texto: Sadia tenta se isentar de perda cambial, diz ex-diretor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.