São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Recado foi para EUA e UE

FHC defende o fim de práticas protecionistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem o fim de práticas protecionistas, um recado indireto aos EUA e à União Européia. Em tom diplomático, afirmou que não há país que disponha de condições para construir uma política econômica estável sem contribuição externa.
Ao falar sobre a necessidade de um esforço global a favor do fortalecimento do multilateralismo e do direito internacional, FHC acrescentou: "Passa, igualmente, pelo avanço no tratamento das grandes questões do desenvolvimento, como a eliminação de barreiras injustas ao comércio internacional e a construção de uma arquitetura financeira mais estável, mais confiável".
O presidente defendeu o diálogo e atacou as barreiras internacionais durante a visita a Brasília do seu colega armênio, Robert Kotcharian. Antes de almoço oferecido ao presidente armênio, FHC destacou a necessidade de ações multilaterais em vários setores, como o econômico.
FHC ressaltou que o diálogo e a compreensão entre os Estados são capazes de "agregar forças que superam dificuldades e constroem a paz e o desenvolvimento econômico". (RENATA GIRALDI)


Texto Anterior: Opinião: "Farm bill" expõe privilégio para Estados rurais americanos
Próximo Texto: Resultado: Lucro do Banco do Brasil sobe 155%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.