São Paulo, sábado, 08 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério Público vai investigar ação do BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar a possível responsabilidade do Banco Central e das administradoras de fundos de investimento nos prejuízos sofridos pelos fundos, com a adoção das novas regras para o setor.
Segundo a procuradora Valquíria Quixadá, do Ministério Público no Distrito Federal, os fundos já deviam ter feito em 1996 o ajuste de acordo com valores de mercado -daí a possível responsabilidade das administradoras nas perdas da semana passada. Na ocasião, o BC havia editado uma circular obrigando os fundos a adotar esse procedimento. Desde então, as normas que regulam o funcionamento dos fundos sofreram várias modificações.
Para Valquíria, os fundos já deviam ter feito os ajustes necessários em 1996. Segundo a procuradora, a fiscalização do BC deveria ter verificado, já em 1996, se os fundos haviam adotado a marcação a mercado.
O MP encaminhou ontem um ofício pedindo ao BC informações sobre as normas do setor. O presidente da instituição, Armínio Fraga, tem cinco dias úteis para enviar as respostas. O BC não quis se pronunciar sobre o assunto.



Texto Anterior: Malan e Armínio podem explicar crise no Senado
Próximo Texto: Fundos perdem R$ 5,2 bi em cinco dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.