São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

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Inventor do Wii se considera um artesão

Criador do "Mario Bros." há 30 anos, empresário japonês aposta em games modernos como o "Wii Fit", que simula a prática de ioga

Homem mais rico do Japão, Shigeru Myamoto é quem dá a palavra final sobre todos os jogos da Nintendo, uma das maiores empresas do país


Robert Gilhooly - 14.set.06/Bloomberg
Shigeru Miyamoto, criador de videogames da Nintendo

SETH SCHIESEL
DO "NEW YORK TIMES"

É correto comparar Shigeru Miyamoto a Walt Disney. Apesar de ter se tornado o mais famoso criador de videogames no mundo -"pai" de Donkey Kong, Mario, Zelda e, mais recentemente, do Wii-, Miyamoto ainda aborda seu trabalho com a atitude de um humilde artesão, não como a celebridade que é para jogadores de games em todo o mundo.
Miyamoto, que tem 55 anos, irradiava o contentamento de alguém que sempre quis criar diversão. E o fez. Como mestre criativo da Nintendo por quase três décadas, ele lançou entretenimento de massas dotado de amplitude global, durabilidade cultural e sucesso financeiro não vistos desde a fabulosa carreira de Disney. "Se as pessoas vêem a marca Nintendo como estando no mesmo nível que a Disney, isso é muito elogioso e me deixa feliz", afirmou.
O bigodudo encanador italiano Mario, que ele criou há quase 30 anos, talvez já seja o personagem mais reconhecido do planeta, rivalizando apenas com o ratinho Mickey. Como criador das séries Donkey Kong, Mario e Zelda (que já somam mais de 350 milhões de cópias vendidas), Miyamoto é a pessoa que dá a palavra final sobre todos os jogos da Nintendo.
Ele pode ser pessoalmente responsável pelo consumo de mais bilhões de horas de tempo humano que qualquer outra pessoa. Na recente pesquisa on-line Time 100, Miyamoto foi apontado como a pessoa mais influente do mundo.
Mas não são apenas os "gamers" tradicionais que vêm aderindo à criação mais recente de Miyamoto, o Wii. Há 18 meses, num momento em que os videogames corriam o risco de desaparecer no mundo de nicho dos fanáticos, Miyamoto e o executivo-chefe da Nintendo, Satoru Iwata, praticamente reinventaram a indústria.
A idéia deles era revolucionária em sua simplicidade: em vez de criar uma nova geração de games que agradasse aos jogadores inveterados, eles desenvolveram o Wii como diversão barata e fácil de usar às famílias. Já foram vendidas mais de 25 milhões de unidades do Wii, deixando no chinelo a concorrência da Sony e da Microsoft.
Na semana passada, a Nintendo lançou na América do Norte seu novo sistema "Wii Fit", um artefato que visa tornar a prática da ioga diante de uma tela de TV quase tão divertida quanto dirigir, saltar ou atirar num game tradicional.
Embora ainda não houvesse cifras exatas das vendas, lojas em todo os Estados Unidos já tinham esgotado seus estoques de "Wii Fit".
Numa cultura midiática global dominada por rostos, gostos e marcas americanos, os videogames são o mais bem-sucedido produto cultural de exportação do Japão. E, com base no Wii e no sistema de games DS, que se seguram na mão, a Nintendo tornou-se uma das maiores empresas do Japão. Com valor líquido de cerca de US$ 8 bilhões, o ex-chairman da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, é hoje o homem mais rico do Japão, segundo a revista "Forbes".
"Sem Miyamoto, a Nintendo ainda estaria produzindo baralhos", disse Andy McNamara, editor-chefe da "Game Informer", a revista número um sobre videogames, fazendo referência ao produto original da empresa, em 1889.
"É ele quem provavelmente inspira 99% dos criadores de games que existem aí fora hoje. Pode-se dizer que não haveria videogames hoje se não fosse por Miyamoto e a Nintendo.
Ele é o vovô de todos os criadores de games, mas o engraçado é que, apesar de todos os personagens ícones que já desenhou e criou, apesar de todo o seu legado, ele ainda está inovando com coisas como "Wii Fit"."

Trajetória
Miyamoto formou-se na Faculdade de Artes Kanazawa em 1975 e entrou para a Nintendo dois anos mais tarde, como desenhista. O "Donkey Kong" original foi um dos grandes motores da popularidade dos videogames, ao lado de clássicos dos fliperamas como "Space Invaders", "Asteroids" e "Pac-Man".
Miyamoto ascendeu rapidamente na empresa, e seu nome é sinônimo da Nintendo desde os anos 1980, quando os games originais "Mario Bros." ajudaram a salvar a indústria após a queda da Atari, fabricante do primeiro console residencial de ampla popularidade. Quando a Atari faliu, em meio a uma série de games que não ganharam adesão popular, a Nintendo reacendeu a fé do público nos sistemas de "home gaming".
Lançado no Ocidente em 1985, o Nintendo Entertainment System tornou-se o console mais vendido de sua época.
Desde então, Miyamoto está diretamente envolvido na produção de pelo menos 70 jogos, incluindo sucessos recentes como "Mario Kart Wii", "Super Smash Bros. Brawl", "Super Mario Galaxy" e "The Legend of Zelda: Twilight Princess".
Miyamoto supervisiona o trabalho de cerca de 400 pessoas, quase todas no Japão. Os populares lançamentos novos em franquias clássicas garantem a conservação de sua credibilidade entre os "gamers" inveterados, e, ao mesmo tempo, ele vem alcançando públicos novos com produtos para o mercado de massas, como o Wii.


Tradução de CLARA ALLAIN


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