São Paulo, sábado, 08 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com pilotos em greve, Iberia cancela vôos

DA BLOOMBERG

A Iberia Líneas Aéreas de España, maior companhia de aviação da Espanha, cancelou mais de 200 vôos por dia, marcados para a semana que vem, devido ao fracasso das negociações destinadas a evitar uma greve convocada pelos pilotos da empresa.
Mais de 1.600 vôos serão cancelados entre os dias 10 e 16 deste mês, segundo o site da Iberia, que tem sede em Madri. A empresa continuará aberta a negociações com os sindicatos, disse hoje o porta-voz da companhia, Jaime Pérez Guerra.
Os pilotos do sindicato Sepla-Iberia programaram a greve para protestar contra os planos da direção da Iberia de investir na Catair, uma nova companhia aérea de tarifas econômicas cuja sede será em Barcelona, a segunda maior cidade da Espanha. A paralisação poderá custar 35 milhões (US$ 44,7 milhões) à Iberia, segundo estimativa de analistas do banco BPI.
"Se nossos empregos estiverem garantidos, cancelaremos a greve", disse Bernardo Obrador, dirigente da Sepla-Iberia, à imprensa ontem em Madri. ""Se depois desses sete dias o problema não estiver resolvido, o sindicato terá de se reunir com seus assessores, avaliar a situação e, a partir daí, decidir o passo seguinte", completou Obrador.
A Iberia investirá 24 milhões em uma participação de 20% na Catair. A operação foi elaborada como parte dos esforços da companhia para fazer frente ao crescimento das concorrentes estrangeiras que aplicam tarifas econômicas na Espanha, como a Ryanair Holdings Plc e a EasyJet.


Texto Anterior: Embraer planeja "vôo mais alto" com aviação executiva
Próximo Texto: Investimento: Poupança perde mais de R$ 8 bi no 1º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.