São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsas dos EUA tendem a abrir em alta hoje

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Os índices futuros do mercado acionário americano exibiram altas de mais de 2% na noite de ontem, indicando que a Bolsa de Nova York e a Nasdaq -que negocia papéis de empresas de tecnologia- devem abrir em alta hoje com o alívio dos investidores após o governo norte-americano colocar a Fannie Mae e a Freddie Mac sob intervenção.
Dos males, o menor, avaliam os analistas. Entre deixar as duas gigantes quebrarem e enfrentar mais críticas por socorrer agentes que podem ter corrido riscos demasiados, o Tesouro fez bem em escolher ajudar as duas empresas. "Nessa situação, se as autoridades não agissem, haveria o risco de o sistema inteiro vir abaixo", afirma Ricardo Amorim, diretor de análise da América Latina do banco WestLB.
A maneira como o resgate foi realizado atenua, em parte, o chamado "dano moral", que é o entendimento, por parte de todas as instituições, de que tanto não serão punidas por eventuais imprudências quanto podem contar com auxílio do governo para se salvar. "O governo não tinha como simplesmente garantir as dívidas das duas. Apoiá-las por meio da compra de ações foi a estratégia mais correta", diz Amorim. "Isso deve dar certa tranqüilidade aos investidores."
No entanto, os temores em relação ao desaquecimento da economia dos EUA, que perduram, podem fazer com que a alegria do mercado financeiro não dure muito.


Texto Anterior: EUA criam ajuda de US$ 200 bi a imobiliárias
Próximo Texto: Candidatos à Casa Branca apóiam decisão de Bush
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.