São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Seguros para pessoas físicas crescem 15,8%

O mercado de seguros para pessoas físicas conseguiu registrar crescimento de 15,8% no primeiro semestre deste ano, apesar da crise. O segmento -que abrange seguros prestamistas, educacionais e de vida- movimentou R$ 6,7 bilhões em prêmios no período, segundo dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).
Para Renato Russo, vice-presidente da entidade, a crise esfriou levemente o segmento no primeiro trimestre, mas não abalou a tendência de alta dos seguros de pessoas físicas, que já vinham crescendo a taxas de 12% ou 13% nos últimos anos.
"O crescimento nesse mercado se vincula ao movimento de expansão do varejo e do crédito e é proporcional ao consumo."
O seguro de acidentes pessoais individual foi o que mais cresceu -alta de 45,5% no semestre com R$ 213,6 milhões em prêmios. Os seguros de vida em grupo somaram R$ 3,5 bilhões, alta de 17,9%.
Mais dependentes do crédito, os seguros prestamistas -aqueles contratados pelas financeiras para garantir prestações em caso de morte, invalidez ou desemprego do comprador- ficaram em terceiro lugar, com aumento de 16,5%. O crescimento representa uma arrecadação em prêmios no valor de R$ 1,3 bilhão.
"Esses produtos [seguros prestamistas] recuaram com o esfriamento do crédito no primeiro trimestre, mas estão se recuperando", diz Russo. O reaquecimento das vendas no varejo também contribuiu para o resultado, segundo ele.
O ranking das seguradoras para o primeiro semestre no segmento de seguros de pessoas aponta o Itaú em primeiro lugar, com 16,23%, seguido de perto pelo Bradesco (16,04%).

PIA
A Topema, fabricante de cozinhas profissionais, investe R$ 4 milhões para quadruplicar a capacidade de produção. Em 2010, a Topema terá capacidade para produzir 100 toneladas por mês de inox. A empresa quer acompanhar a expansão das franquias de alimentação. "Esse mercado está aquecido. Com a redução de juros, muitos investidores migraram para as franquias de fast food", diz Ronaldo Cury, da Topema. Segundo ele, a demanda de cozinhas por redes de franquias cresceu 30% na crise. Já a do segmento de refeições coletivas caiu 30%. A meta da empresa é repetir em 2009 o resultado de 2008. "A expansão é para atender a demanda em 2010, quando os dois segmentos estarão aquecidos."

APOSENTADO
Em cem dias, a Nossa Caixa concedeu mais de R$ 55 milhões em crédito consignado para aposentados e beneficiários do INSS. O produto passou a ser oferecido na última semana de maio a cerca de meio milhão de clientes que recebem o benefício pelo banco.

NA LINHA
Meredith Baker, conselheira do FCC, agência reguladora do setor de telecomunicações nos EUA, vem a São Paulo nesta semana participar de seminário sobre tecnologia e telecomunicações.

LEITURA
A Britcham lança nesta semana o Diretório 2009/ 2010, anuário para empresas e entidades que traz artigos e informações sobre o Brasil, o Reino Unido e o comércio entre os países.

CIÊNCIA
A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) vai sediar na quinta-feira o Bioen Workshop sobre Processos para Produção de Etanol. Na ocasião, empresas produtoras de biocombustíveis e especialistas no tema vão apresentar as inovações no setor.

NO PRATO
A marca Melhor Bolo de Chocolate do Mundo iniciará um projeto de expansão via franquias. Segundo a sócia Celina Dias, o movimento de turistas na loja motivou o plano de abrir unidades no interior de São Paulo e em outros Estados. Os produtos continuam sendo feitos na matriz da empresa, para manter a receita em segredo.

NA TABELA
Os preços médios dos combustíveis no país ficaram estáveis em agosto em relação a julho. Entre os Estados, o preço do litro de álcool variou até 68%, e o da gasolina chegou a oscilar 24%. São Paulo registrou os menores preços do país para álcool e gasolina. O valor mais alto cobrado pelo litro de álcool foi em Roraima. No caso do de gasolina, o Acre registrou o preço mais alto.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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