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Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br
Venda de carros deve ter recorde em 2007
O mercado de automóveis
deve continuar aquecido, pelo
menos nos próximos dois anos.
Em 2007, as vendas do mercado doméstico de automóveis
-veículos leves- devem registrar o melhor resultado da história, superando o recorde de
1997. A projeção é que o setor
cresça 26,2% neste ano. O número de licenciamentos deve
chegar a 2,31 milhões de unidades no fim do ano.
As projeções, da LCA Consultoria, confirmam o bom momento para a indústria automobilística, iniciado no ano passado timidamente.
Em 2008, a perspectiva é que
o setor cresça 16,2%, atingindo
a marca de 2,68 milhões de novos veículos e licenciados. Em
2009, o crescimento esperado é
de 15,6% e 3,10 milhões de unidades licenciadas (veja quadro
ao lado).
Em 2006, foram licenciados
1,83 milhão de carros, número
compatível ao de 1997 (1,86 milhão). Entre 1998 e 2006, os licenciamentos diminuíram e,
segundo a consultoria, deixaram de ser vendidos cerca de
3,5 milhões de unidades.
O bom momento vivido em
2007 se deve, principalmente,
ao aumento dos prazos de financiamento, o que reduz bastante o valor das prestações.
"Isso possibilita a compra de
um automóvel novo para pessoas que não tinham acesso",
diz Braulio Borges, economista
da LCA. Hoje, há planos de pagamento em até 84 meses.
Borges destaca que essa alta
na venda de carros novos é proporcionalmente inversa à venda de carros usados. "O mercado de carros usados entra em crise porque o juro do carro novo é bem menor e os prazos são
mais dilatados."
O economista diz que a participação dos automóveis importados dentro desse universo
deve crescer. Ele destaca a chegada do carro chinês ao Brasil,
via Mercosul, com a instalação
de fábricas no Uruguai e a presença de modelos montados na
Argentina e no México.
Outros fatores identificados
que contribuem para o crescimento são o aumento dos rendimentos das famílias, o índice
de confiança do consumidor e a
queda dos juros.
Para projetar o crescimento,
também foi considerado o
aquecimento do mercado imobiliário, que acaba por "roubar"
consumidores de automóveis.
"O carro concorre com o imóvel. Eles, hoje, têm o mesmo tipo de prestação e o mesmo prazo. Já a televisão, por exemplo, não concorre com nenhum dos
dois. É outro tipo de bem", afirma Borges.
LUXO ÍNTIMO
Com quatro endereços no Brasil -três em São Paulo e um
no Rio- a marca de lingerie européia de alto luxo Wolford
ensaia sua expansão pelo país. O desempenho da marca no
Brasil estimulou um projeto de expansão e agora a empresa
procura parceiros para franquias. Pretendem abrir lojas em
Recife e Brasília em breve. A proprietária Maria Eugenia
Deickerhof acaba de lançar no Brasil as coleções Valentino,
Armani, Zac Posen e Missoni.
HISTÓRIA
A cooperativa médica Unimed se prepara para o lançamento do Projeto Memória, que abrange um documentário, um livro e uma exposição itinerante. O trabalho trata
da história do cooperativismo brasileiro e aborda os acontecimentos das quatro décadas que a cooperativa completa neste ano.
CASA
No Brasil, as maiores empresas do setor imobiliário
captaram na Bolsa cerca de
R$ 9 bilhões nos últimos 24
meses. "Cyrela, Agra, Rossi,
Inpar e Gafisa buscaram,
inicialmente, novos investidores para injetar no mercado de casas populares, mas
perceberam que o mercado
de segunda residência é ainda maior", diz José Ernesto
Marino Neto, da 11º Brazilian Hospitality Investment
Conference, que deve reunir, em SP, cerca de 500 investidores de turismo imobiliário em novembro.
FLORESTA
O governador do Amazonas, Eduardo Braga, falará
no seminário do 12º Meeting
Internacional para 166 empresários convidados sobre
o fundo de proteção ambiental para reduzir o aquecimento global na Floresta
Amazônica.
É NATAL
O Pão de Açúcar aposta
em uma fórmula de Natal
para lucrar no Dia das
Crianças: o panetone. O grupo espera alta de 20% no último trimestre do ano.
ELETRIZADO
Os principais desafios socioambientais a serem enfrentados pelos empreendedores do setor elétrico brasileiro serão tratados durante
o segundo Fórum Instituto
Acende Brasil, que acontecerá no próximo dia 30, no
Rio de Janeiro. Entre eles,
"quem decide o que e em nome de quem".
COPYRIGHT
O advogado Gustavo de
Freitas Morais, sócio do escritório Dannemann Siemsen, está entre os dez especialistas estrangeiros da
área de propriedade intelectual que participarão de seminário direcionado para as
futuras modificações na Lei
de Propriedade Industrial
chinesa, nos dias 10 e 11, em
Pequim. O evento é promovido pela QBPC (a associação de empresas multinacionais na China) com o Legislative Affairs Office of
State Council, órgão do governo chinês. O advogado,
único representante da AL,
vai apresentar o painel "Como o Brasil lida com os requerimentos para o fornecimento de patentes para invenções com base em recursos genéticos".
LOGÍSTICA:
CRESCE VALORIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA E DA COMPETÊNCIA NO SETOR
O setor de operação logística no Brasil já é bastante diversificado e tem, pelo menos, cinco "clusters" diferenciados por suas capacitações. Embora o mercado brasileiro ainda
busque serviços pelo menor preço, cada vez mais as indústrias estão levando em conta fatores como eficiência e competência. A avaliação é resultado de pesquisa do Coppead,
feita por Kleber Figueiredo e Dinia Mora, com mais de 50
empresas logísticas. Segundo o estudo, existe no Brasil um
"cluster" altamente capacitado, o de operadores "one-stop".
com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA
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