UOL


São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMBUSTÍVEIS

Petrobras diz que deve manter preços no ano

DA SUCURSAL DO RIO

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Rogério Manso, disse ontem que a tendência dos preços dos combustíveis nas refinarias da estatal é ficarem inalterados até o fim do ano. As exceções são a nafta petroquímica e o querosene de aviação, cujos reajustes, pelas regras atuais, são mensais.
Segundo Manso, tem havido nos últimos meses um equilíbrio entre os dois fatores responsáveis pelas alterações nos preços: a cotação do dólar e o custo dos produtos no mercado internacional.
Segundo ele, a queda de uma das variáveis tem sido acompanhada pela alta da outra, gerando uma situação de neutralidade que, na sua avaliação, deve permanecer nos próximos meses.

Produção
A Petrobras estuda o aluguel de plataformas móveis de produção de petróleo com o objetivo de antecipar os cronogramas de extração de óleo dos campos descobertos recentemente nas bacias do Espírito Santo e de Santos (SP).
Segundo o diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrela, a decisão deve ocorrer no primeiro trimestre de 2004, quando concluída a revisão do plano estratégico da empresa.
Ele disse que, se a antecipação for aprovada, os novos campos devem começar a produzir no fim de 2005. A empresa planeja alugar plataformas capazes de produzir até cem mil barris por dia.
A entrada dos sistemas antecipados serviria para compensar as perdas de produção geradas pela demora nas contratações das plataformas P-51 e P-52, emperradas por problemas de preço e de tributação.


Texto Anterior: Alimentos: Grupo francês desiste de comprar Chapecó
Próximo Texto: Imprevidência: Senadores pedem saída de Berzoini
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.